Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Entrevista com o autor “De Volta a Ibitinema”

Fernando Jacques de Magalhães Pimenta (JAX) nas ceu no Rio de Janeiro, a 2/6/1952.

Diplomata aposentado. Bacharel em Direito (UFRJ); Mestrado em Ciência Política, Universidade George Washington (EUA).

Autor de Traços e Troças (2015); Ibitinema e Outras Histórias (2016); No Ritmo do JAX (2019), Lamparina Luminosa, SP; Afinal de Contos…(2019), Illuminare, RS; Microcontos, Mini-Poemas, Curtas Reflexões para uma Vida Breve (2020), Assis, MG; Para um Menino, Nada É Difícil?, Flamingo, SP/Lisboa (2021); De Volta a Ibitinema (com novas histórias na bagagem), Astrolábio, SP/Lisboa (2022).

Participou de antologias das editoras Assis, Illuminare, Palavra é Arte, Recanto das Letras, ArteCultural, Chiado Books, Scortecci e do Círculo Literário do Clube Naval.

PUB

“Procuro confrontar as deliciosas experiências de um garoto carioca em férias na roça, o Tiago, com os desafios e a dura realidade do campo”

Boa leitura!

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

 

Escritor Jax, é um prazer contarmos com a sua participação na Divulga Escritor: Revista Literária da Lusofonia. Conte-nos, em que momento começou a escrever “De volta a Ibitinema”? Comente sobre a escrita do livro até a publicação.

PUB

JAX – Desde a publicação, em 2016, do meu segundo livro, Ibitinema e Outras Histórias, planejei vir a escrever nova versão, ampliada, do conto principal, que se compõe de memórias da infância e juventude passadas no sítio situado naquela localidade. Aos poucos, foram sendo agregados mais episódios, com recordações complementares e também com histórias fictícias, mas condizentes com a realidade da roça que conheci. No início de 2022, considerei satisfatória a ampliação feita, selecionei outros contos e microcontos para compor o livro e submeti minha proposta ao Grupo Editorial Atlântico, que a aprovou e indicou a editora Astrolábio para publicar a obra.

Apresente-nos a obra.

JAX – De Volta a Ibitinema constitui um conjunto de memórias e de ficções de variada temática. As primeiras registram situações passadas e personagens diversas que fizeram parte do meu cotidiano nos anos 50 e 60, como a cozinheira de primeira do sítio, a velhinha benzedeira que vinha à propriedade de tempos em tempos ou, ainda, o barbeiro e o jornaleiro do meu bairro carioca, a Tijuca. Quanto às histórias fictícias, incluí no livro vários trabalhos recentes, nos quais exploro elementos de mistério, bem como casos insólitos, na linha do absurdo e do “non-sense”, que sempre me atraíram na literatura em geral e também na Nona Arte, as histórias em quadrinhos, das quais sou fã.

PUB

O que diferencia, “De volta a Ibitinema” de “Ibitinema e Outras Histórias”?

JAX – No conto revisto, coloquei um pouco mais de ficção do que constava da versão original, de 2016. Os episódios relativos à morte de um bom lavrador e ao sonho do franzino Tonico são bons exemplos disso. No intuito de conferir maior dose de imaginário ao conto principal, inventei tais personagens, que, não obstante, guardam nítida coerência com tipos do interior brasileiro e bem podem ter existido de verdade, em Ibitinema, Pirapetinga ou alhures. A essência da história mantém-se, porém. Procuro confrontar as deliciosas experiências de um garoto carioca em férias na roça, o Tiago, com os desafios e a dura realidade do campo

Apresente-nos “Ibitinema”.

JAX – Ibitinema é um distrito de Santo Antônio de Pádua no estado do Rio de Janeiro, separado de Pirapetinga, em Minas Gerais, pelo rio “xará” da cidade mineira. Naquela localidade fluminense, fica o sítio da irmã mais velha da mãe de Tiago, que ali adorava passar suas férias. A maior parte da família nasceu em Pirapetinga e residiu na jurisdição mineira enquanto alguns membros se estabeleceram em Ibitinema ou em outros lugares.  Tive o privilégio de lançar o livro “Ibitinema” no mesmo sítio das aventuras de Tiago.

PUB

Quais os principais objetivos a serem alcançados por meio da leitura desta obra literária?

JAX – Ademais do entretenimento natural da leitura (que eu muito valorizo), dar o que pensar sobre os diferentes conteúdos do livro: o contraste entre o cotidiano dos anos 50/60 e o atual; o valor da amizade e da camaradagem; os desafios para manter a harmonia entre marido e esposa; os aspectos por vezes insólitos da morte e das cerimônias fúnebres; os riscos inerentes à violência, física ou mental; os mistérios e absurdos que podem cercar bom número de ocorrências; a vida, enfim, que passa diante dos olhos de quem, se calhar, mal a vê.

O que mais o atrai em “De volta a Ibitinema”?

JAX – Além do prazer natural que sinto em escrever e criar histórias, este livro proporcionou-me a enorme satisfação de voltar a contar com a colaboração de meus filhos na concretização da obra. Assim como foi o caso do livro anterior (Para um Menino, Nada É Difícil?, Flamingo, 2021), eles fizeram as ilustrações de “De Volta a Ibitinema” com muita inventividade, capricho e carinho. Embora não se tenha animado a ilustrar o livro, meu terceiro filho, Marcelo, também colaborou, inspirando-me a incluir uma ou outra situação ao texto. Tampouco posso deixar registrar a permanente colaboração de minha querida esposa, Eliana, quem me inspira e dá permanente força para criar

Onde podemos comprar o seu livro?

JAX – Por meio dos sites da editora Astrolábio, do Grupo Editorial Atlântico e das livrarias Travessa e Martins Fontes, no Brasil, e Chiado Books, em Portugal.

Além destas obras literárias você tem outras obras publicadas, apresente-nos títulos e segmentos?

JAX – De meus sete livros publicados, creio que somente três ainda estão disponíveis (sem ser em sebos). O livro de contos infantis – na verdade, para todas as idades -, Para um Menino, Nada É Difícil?, pode ser adquirido junto à editora Flamingo ou nos sites do Grupo e livrarias acima indicados.

Meu quinto livro, Microcontos, Mini-Poemas, Curtas Reflexões para uma Vida Breve, também pode ser adquirido por encomenda junto à editora Assis, de Uberlândia, MG. Ressalto o excelente trabalho editorial desse livro (de bolso), graças ao talento e à dedicação de minha amiga, a também escritora Ivone Gomes de Assis. Transcrevo um dos microcontos:

QUENTÍSSIMO

Sem querer ser radical, palavra plena de significado é canícula.

Basta olhar sua raiz para entender que significa um calor do cão ou, se preferirem, quente pra cachorro!

Quais os principais objetivos a serem alcançados por meio da literatura?

JAX – Em primeiro lugar, manter seu papel tradicional de suscitar ideias e de motivar os leitores a comunicar-se e a trocar impressões sobre os livros que leram. Isso estimula a convivência, objetivo central de qualquer comunidade. A leitura também contribui individualmente na medida em que leva cada um a interpretar e a avaliar o universo à sua volta. Para não se estagnar, uma comunidade requer espíritos críticos, capazes de trazer novas luzes à discussão dos mais variados temas. Não faz mal se os livros estiverem no formato de papel ou estampados em telinhas. A literatura sempre se fará necessária para o ser humano.

Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor o escritor Jax. Agradecemos sua participação na Divulga Escritor: Revista Literária da Lusofonia. Que mensagem você deixa para nossos leitores?

JAX – Mantenham o saudável hábito de ler e de compartir ideias com seus conhecidos. Agradeço de antemão aos que se interessem pelos livros que publiquei. Os que quiserem conhecer previamente meus escritos, antes de aventurar-se em compras, podem visitar o site do Recanto das Letras ou ler publicações virtuais como esta Revista Literária da Lusofonia ou a Revista LiteraLivre, nas quais costumo “aparecer”. Minhas cordiais saudações a todos vocês

Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura

Quer ser entrevistado? Entre em contato com nosso editorial, apresentaremos proposta.

Contato: smccomunicacao@hotmail.com

PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

geral@minhodigital.pt
  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas