Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Entrevista com o Mentor e Palestrante Júlio Torres

O Propósito do Professor Júlio Torres é Compartilhar com as pessoas o Poder da Realidade Fractal, nas suas vidas e nos seus negócios, tendo e mantendo Amor ao Propósito, Arteno Método, Excelência na Aprendizagem e Presença na Ação, percebendo mais possibilidades de criatividade, de inovação, de prosperidade e de felicidade.

w

Ele é estudioso e pesquisador da Teoria da Complexidade aplicada às Organizações, à Estratégia, à Gestão e à Educação, há 24 anos;

É Doutor em Psicologia pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR (2014) e Mestre em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991).

PUB

Tem Formação em Dinâmica Energética do Psiquismo – DEP, pelo – ICDEP (2008) e Especialista em Educação Biocêntrica – Universidade Estadual Vale do Acaraú (2001) e em Computação pela Universidade Federal do Ceará (1988) e é Graduado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1975).

Foi Professor da UFC – Universidade Federal do Ceará – 35 anos; da UNIFOR – Universidade de Fortaleza – 21 anos; e Funcionário do Banco do Nordeste do Brasil – 20 anos.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

É Membro da AILCA – Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes, Cadeira no 23.

Júlio Torres dá Mentoria e ministra Palestras, Seminários e Cursos sobre Realidade Fractal e aplicação da Ciência da Complexidade na Vida das pessoas e das Organizações. Para isso, criou a Academia da Realidade Fractal.

PUB

 w

[[{“fid”:”64938″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“2”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””}},”attributes”:{“class”:”media-element file-default”,”data-delta”:”2″}}]]

w

PUB

Mentor e palestrante Júlio Torres. É um prazer contarmos com a sua participação na edição especial Coaches, Palestrantes, Consultoria e Empreendedorismo. Apresente-nos a Realidade Fractal.

Júlio Torres –  A Realidade Fractal é a aplicação da Ciência da Complexidade, em particular da Teoria dos Fractais, na Vida e nos Negócios. Trata-se de um novo Paradigma Científico surgido nas décadas de 1960 e 1970. O que é comumente chamado de Teoria da Complexidade, na realidade, não é uma Teoria, é um conjunto de Teorias. O correto seria dizer Teorias da Complexidade, no plural. Pois, são várias Teorias que tratam um determinado assunto de vários pontos de vista diferentes. As principais Teorias que compõem a Teoria da Complexidade são a Teoria do Caos, a Teoria dos Fractais, a Teoria das Catástrofes e a Lógicas Fuzzy. Isso tudo está levando o nome de Teoria da Complexidade e, também, de Ciência da Complexidade, que hoje está sendo chamada de A Nova Ciência e está sendo aplicada em todas as áreas de conhecimento e de negócios que podemos imaginar. Como se trata de um Paradigma Científico, se aplica a tudo em que a ciência pode ser aplicada. É algo muito novo em termos de Ciência, mas, para você ter uma ideia da importância deste novo Paradigma Científico, o Prêmio Nobel de Física de 2021 saiu para três pesquisadores dos chamados Sistemas Complexos.

 w

Qual o seu Para Quê, ou seja, qual o seu Propósito ao trabalhar com Realidade Fractal?

PUB

Júlio Torres –  Eu conheci a Realidade Fractal há 24 anos. O poder da Realidade Fractal é muito transformador, isso modificou totalmente a minha vida, em todos os aspectos. Tudo o que eu faço, desde então, é aplicando os aprendizados sobre a Ciência da Complexidade, principalmente, o Poder da Realidade Fractal.

O meu propósito de vida, hoje, é compartilhar com as pessoas o Poder da Realidade Fractal nas suas vidas e nos seus negócios, tendo e mantendo amor ao Propósito, Arte no Método, Excelência na Aprendizagem e Presença na Ação, percebendo mais possibilidades de Criatividade, de Inovação, de Prosperidade e de Felicidade.

Para vivenciar esse Propósito, eu criei a Academia da Realidade Fractal. Eu fui Professor da UFC – Universidade Federal do Ceará, no Departamento de Computação, durante 35 anos. Em paralelo a isso, eu fui Professor da UNIFOR – Universidade de Fortaleza, no Centro de Ciências Tecnológicas e no Centro de Ciências de Comunicação e Gestão, durante 21 anos. E fui, também, Analista de Sistemas e Consultor Interno do Banco do Nordeste do Brasil, durante 20 anos. Depois que eu me aposentei, resolvi me dedicar exclusivamente à Academia da Realidade Fractal para compartilhar esse novo Paradigma Científico com o maior número possível de pessoas.

Amor ao propósito – A maioria das pessoas não sabe qual seu propósito de vida, e muitas empresas também não têm definido o seu propósito. As pessoas trabalham nas empresas sem saber para que estão fazendo o que estão fazendo. E, muitas vezes, o seu propósito de vida não está em sintonia com o propósito da empresa.  Consequentemente, o seu trabalho não vai ser agradável, não vai ser satisfatório, nem vai ter a qualidade que deveria ter. As pessoas precisam ter um propósito de vida. Sócrates já dizia que “uma vida sem propósito não merece ser vivida”. E filósofo Nietzsche dizia que “quem tem um para quê suporta qualquer como”. Essa frase era muito citada por Viktor Frankl, o Psicanalista criador da Logoterapia, autor de vários livros sobre o sentido da vida. Ele foi uma pessoa que suportou muitos “comos”, durante vários anos em campos de concentração, durante a segunda guerra mundial, porque tinha um “para quê” muito intenso. Então, as pessoas que precisam ter o seu propósito,  e a empresa, também, precisa definir o seu propósito.

Arte no Método – as pessoas precisam seguir um método para não ficar inventando a roda toda vez que aparecer um problema. Se a pessoa não tem um método, adote o método de alguém.

Excelência na Aprendizagem – a gente precisa estudar, aprender coisas que são necessárias para o cumprimento do nosso Propósito. E essa aprendizagem precisa ser de excelência.

Presença na Ação – Uma das coisas mais poderosas da Realidade Fractal é a Presença na Ação. A Presença na Ação faz toda a diferença na qualidade das suas ações, consequentemente, na qualidade do produto e do serviço que você faz. Com isso, realmente, as pessoas vão ser muito mais criativas, mais inovadoras, mais prósperas e, até, viver com mais facilidade momentos de Felicidade. Esse é o grande legado da Realidade Fractal.

 w

Conte-nos o Para Quê da Realidade Fractal?

Júlio Torres –  O grande Para Quê da Realidade Fractal é tornar as pessoas mais criativas, mas, muito mais criativas do que elas são, muito mais inovadoras, muito mais prósperas e, também, muito mais felizes com tudo o que estiverem fazendo.

Agora, se você está me perguntando o Para quê da Realidade Fractal no sentido de para que a Realidade Fractal está sendo usada é o seguinte: trata-se de um novo Paradigma Científico e, como tal, se aplica a tudo a que a ciência pode ser aplicada. Temos aplicações no Direito, na Psicologia, na Sociologia, na Educação, na Música, na Linguística, na Economia, na Administração, nas Organizações, de uma maneira geral, na Estratégia, na Gestão, no Marketing e na Liderança. Também na Geografia, na Física, na Química, na Biologia, na Medicina, na Odontologia e, claro, na Matemática, pois se trata de Geometria. Temos a Realidade Fractal aplicada na Arquitetura e na Engenharia, como por exemplo, o aeroporto da Capital da China. Também na indústria, de uma maneira geral, por exemplo, na indústria automobilística, a Peugeot lançou, no Salão do Automóvel de Frankfurt, em 2015, o Carro Fractal, todo feito dentro das ideias da Geometria Fractal. Ou seja, se aplica, na realidade, a todas as áreas de conhecimento e de negócios que você possa imaginar. Eu até aconselho as pessoas a pegarem qualquer área de conhecimento ou de negócio, ou qualquer área do seu interesse e acrescentar a palavra “fractal” e pesquisar no Google. As pessoas vão se surpreender com a utilização da Realidade Fractal. Ou, então, coloquem assim: Fractais na Administração; Fractais na Economia; Fractais na Música; Fractais na Medicina; ou numa determinada área específica, por exemplo, Fractais na Pandemia, Fractais na Epidemia, Fractais na COVID, e por aí vai.

Como já falei, na Arquitetura e na Engenharia, temos, por exemplo, o aeroporto da capital da China, que foi inaugurado em 2019, que, atualmente, é o maior aeroporto do mundo, foi todo projetado com Arquitetura Fractal e calculado e construído com Engenharia Fractal. Até nem parece ser tão grande, por conta da sua estrutura fractal, mas é um aeroporto com muito mais área para embarque e desembarque, inclusive, usando também uma nova ciência que faz parte da Ciência da Complexidade, que é a Biomimética, imitando a vida, imitando uma espécie de uma estrela-do-mar, de tal maneira que é tudo simétrico. Para calcular um aeroporto desse é muito mais fácil porque as pernas da estrela que compõem o aeroporto são todas simétricas. Você calcular a metade de uma perna, você calculou a perna toda porque é só rebater. E calculado uma perna, você calculou o aeroporto todo, porque todas as pernas são semelhantes. Outro exemplo disso, aqui no Brasil, é Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Você tem as cúpulas e toda a estrutura do museu tudo num padrão fractal. É o que se chama, hoje, de Arquitetura Paramétrica, é tudo parametrizado com equações da Geometria Fractal. O aeroporto da capital da China por dentro, por exemplo, você olha e pode achar muito complicado para calcular um aeroporto desse. No computador, clica em um ponto da malha da cobertura e arrasta o mouse, já recalculou a estrutura toda, é muito mais fácil. Nós vamos ver, agora, na Copa do Qatar, estádios projetados pela arquiteta Zaha Hadid, com Arquitetura Fractal, uma maravilha.

Fractal é a replicação de padrões nas mais diversas escalas. É isso que a Natureza faz, por exemplo, no Brócolis, na Couve-Flor, na folha da Samambaia, na realidade, em toda a estrutura e nos processos da Natureza.

Então, por exemplo, na Economia, principalmente na área de mercados financeiros, você estuda os padrões de alteração das cotações nas bolsas, e por aí vai, é tudo na base do fractal.  O sistema bancário mundial está saindo todo da ideia de banco fracionário, banco departamentalizado para Fractal Banking. O próprio Federal Reserve, o banco central americano, está trabalhando com isso. Você vai para a área de tecnologia, computação, vai encontrar Inteligência Artificial Fractal, Big Data Fractal, Redes Neurais Fractais, Computação Gráfica Fractal, Criptografia Fractal, Data Science Fractal, Fractais no Reconhecimento de Imagens, Fractais na Detecção de Imagens. Todas essas áreas de ponta da tecnologia, hoje, estão usando fractais.

Você vai para Física, trabalhos com polímeros, com grafeno, é tudo na base do Fractal. Você vai para a Química, são padrões de reações químicas dos elementos, padrões fractais. Na Medicina, por exemplo, no estudo da dinâmica do Vírus da AIDS, para entender melhor os períodos de incubação e tudo mais.

As nossas células têm o seu padrão fractal, os vírus também. No caso de Câncer de Mama, só nos Estados Unidos temos quatro milhões de mulheres em risco para as quais a mamografia tradicional não detecta a presença do câncer, e quando vai detectar, a coisa já está muito avançada. Hoje está se partindo para utilizar Ressonância Magnética com estruturas fractais mais robustas, que vão melhor discriminar entre as massas malignas e benignas. A própria estrutura do DNA, que é, por excelência, a estrutura fractal da vida, está, hoje, sendo estudada com Geometria Fractal. Ou seja, se aplica a Realidade Fractal em tudo aquilo em que a ciência pode ser aplicada.

 w

Cite exemplo da Realidade Fractal empresarial, para suporte na gestão de pessoas, gestão de clientes, liderança de uma empresa.

Júlio Torres –  Um exemplo de aplicação da Realidade Fractal, empresarialmente falando, aconteceu no Banco do Nordeste do Brasil, um Banco de desenvolvimento da Região Nordeste do Brasil, que atua em toda região do semiárido do Brasil. Nós implementamos uma Estrutura Fractal que resolveu um problema da falta presença do Banco do Nordeste junto aos seus clientes. Na época, o Banco tinha 170 agências na área do semiárido e, nessa área, existiam 1985 municípios a serem atendidos. Então, a Região era dividida em jurisdições. Uma Agência do Banco em um município atendia a clientes de 10 municípios vizinhos. Em alguns casos, a sede de um município fica a 200 km da sede do município onde está a Agência do Banco. Foram capacitados 400 técnicos, chamados Agentes de Desenvolvimento e se criou um programa chamado Agência Itinerante. Então, esses 400 técnicos foram capacitados em todos os produtos do Banco e foram morar nas cidades onde o Banco tinha agência, até quatro Agentes de Desenvolvimento em cada cidade. Então, os prefeitos dos Municípios da jurisdição daquela agência cediam uma sala e, na segunda-feira, os agentes iam cada um para uma das cidades da jurisdição da agência, juntamente com um caixa do Banco e um uma pessoa da área administrativo e passavam o dia naquela cidade. Na terça-feira, eles iam para outras cidades, e na quarta-feira, para outras, e na quinta-feira, para mais outras. Na sexta-feira eles voltavam para sede da Agência, para resolver os problemas mais complicados e colocar tudo da semana em dia. Com isso, nesse processo fractal de replicação da agência em cada uma das cidades da jurisdição, o Banco, com somente 170 agências, passou a ter presença efetiva e eficaz em todos os 1985 municípios da Região do semiárido brasileiro.

Especificamente falando sobre estratégia, gestão e liderança, a complexidade e a fractalidade vêm mostrar as suas principais características, que são a emergência, a auto-organização e a replicação de padrões nas mais diversas escalas. Então, isso facilita muito todo e qualquer processo. Outro exemplo, foi implementado um processo semelhante na área de comunicação e gestão. Acontecia, uma vez por mês, uma reunião da qual participavam o presidente, os diretores, os superintendentes e mais os 80 líderes da hierarquia superior do Banco. No dia seguinte, cada superintendente repassava o que fora tratado na reunião para todos os líderes da sua Superintendência, e nos dia seguinte isso era repassado para outras instâncias. Então, esse processo do que era decidido nessa reunião e as sugestões eram repassadas adiante, de tal maneira que, no máximo em 72 horas, todos os funcionários do Banco estavam sabendo o que tinha acontecido nessa reunião. Claro que tinha outras ferramentas de comunicação envolvidas nisso, como a própria intranet, a internet interna do Banco, ajudava muito. Então, todos os processos de Estratégia, de Gestão, de Liderança, de Marketing e de Educação também são muito facilitados quando se usa as ideias da Realidade Fractal.

 w

Ela pode ser identificada e aplicada a outras áreas do conhecimento, o que diferencia a sua aplicabilidade na gestão de produtos e de serviços?

Júlio Torres –  Na perspectiva da Complexidade, uma Organização é vista como um Processo Dialógico Fractal de Relacionamentos. Ou seja, é um processo que acontece na Organização, em termos de Estratégia, de Gestão, de produtos e de serviços, em consequência do Diálogo que acontece nas mais diversas instâncias da Organização entre as pessoas que formam Organização. As Estratégias e as lideranças emergem dessa interação, desse diálogo, dessa comunicação que acontece com mais facilidade entre os componentes da organização e, aí, você trabalha com padrões em tudo que você possa imaginar, padrões de estruturas, padrões de execução de processos, padrões de qualidade, e replica esses padrões nas mais diversas instâncias.

É isso que a Natureza faz. A Natureza trabalha com aplicação e replicação de padrões da Vida, padrões nas Árvores, nas Flores, no fluir das águas, tudo são padrões e padrões de padrões de padrões. Quando você identifica os padrões na Organização, e trabalha com esses padrões, fica tudo muito mais fácil, padrões de comportamentos das pessoas, padrões de atitudes, padrões de reuniões, tudo padrão. Padrão não quer dizer ser igual, que nada igual a outra coisa, e tudo está mudando continuamente. Padrão quer dizer ser semelhante. Então, se você trabalha com padrões, fica muito mais fácil você fazer tudo. A Natureza faz tudo que ela faz, e desfaz tudo o que ela desfaz, sempre com muita criatividade, com muita inovação, com muita prosperidade e propiciando momentos de felicidade, sem desperdício, não existe lixo na Natureza, com simplicidade, economizando energia, e ainda com muita beleza e estética que lhe são peculiares. Exatamente porque a Natureza é fractal nas suas estruturas e nos seus processos. E o que mais existe na Natureza não é competição, é colaboração. Uma abelha, por exemplo, está competindo com outras abelhas, com outros insetos e com outros animais por alimento. Mas o que mas ela faz é colaborar. Ela está polinizando. Ai de nós, se não fossem as abelhas, não pelo mel que elas nos dão, mas pelos frutos que a Natureza nos dá, que vêm dessa polinização, dessa colaboração. Colaboração é mais um exemplo que devemos aprender com a Natureza e levar para as Organizações.

Algumas pessoas confundem complexidade com complicação. Complexidade quer dizer “tecido junto”, tudo está conectado, tudo está interagindo, tudo está ligado, afetando e sendo afetado por tudo. Eu digo até que Complexidade e a Replicação Fractal da Simplicidade nas mais diversas instâncias.

 w 

Para que serve a mentoria sobre Realidade Fractal?

Júlio Torres –  Nós temos duas grandes Mentorias. Uma que eu chamo de Fractal Business – a Realidade Fractal nos seus Negócios, em que é apresentada toda a teoria dos Fractais e a sua aplicabilidade nos Negócios, na Estratégia, na Gestão, na Liderança, no Marketing, na Comunicação e em tudo o mais. Outra grande Mentoria é a Chaordic Fractal Business – Caoticidade e a Realidade Fractal nos seus negócios, em que é feita uma revisão da Realidade Fractal e são apresentadas as outras Teorias, que são também muito importantes, a Teoria do Caos, a Teoria das Catástrofes e a Lógica Fuzzy, que vão melhorar muito todos os aspectos da Organização. Essas são as duas grandes Mentorias. Mas, às vezes, a pessoa não quer uma Mentoria completa de mais de 20 horas. Então, dividimos essas Mentorias grandes em Mentorias menores para cada uma das áreas específicas. Tem uma Mentoria que é chamada de Caminho Quadriuno Fractal, na qual é apresentado o método de trabalho que serve para planejar e para implementar qualquer tipo de projeto e de processo, considerando a Visão Fractal, inclusive, para identificar/confirmar/validar o propósito individual de uma pessoa e, também, o propósito da Organização como um todo. Uma outra Mentoria menor específica para a Educação, para pessoas mais voltadas para a Educação, para Geração de Conhecimento e para Geração de Informação. Uma outra sobre Liderança Fractal, como é a Liderança e como se deve trabalhar a Liderança, em todas as instâncias, considerando a Visão Fractal. E mais uma outra sobre Marketing Fractal, e mais uma ainda sobre Comunicação e Diálogo Fractal. Para cada uma dessas Mentorias, temos Cursos correspondentes, cursos coletivos, on-line, ao vivo, por turmas e, também, cursos gravados que a pessoa se escreve e faz o curso, sem precisar ter contato comigo. Além das Mentorias e dos Cursos, temos também Palestras e Seminários sobre vários temas, tendo como pano de fundo a Ciência da Complexidade e a Realidade Fractal.

 w

Para que serve a Palestra sobre a Realidade Fractal?

Júlio Torres – O Propósito de uma Palestra sobre Realidade Fractal é mostrar aos participantes como criar significados e resultados extraordinários para sua vida e para os seus negócios, considerando uma realidade essencialmente qualitativa pela aplicação da Realidade Fractal e da Ciência da Complexidade, de forma colaborativa, para a melhoria da Criatividade, da Inovação e para a Excelência Fractal nas Organizações, nos relacionamentos interpessoais, na Educação e, também, para mostrar as aplicações e as implicações, e a apreciação da Realidade Fractal no contexto do participante.

Temos Palestras sobre a Realidade Fractal, de uma maneira geral, sobre Organização Fractal, Educação Fractal, Inovação e Excelência Fractal, Liderança Fractal, Estratégia Fractal, Gestão Fractal, Marketing Fractal, Visões de Mundo, Processo de Comunicação e de Geração de Conhecimento, Processo de Diálogo Fractal.

O método usado em todos esses serviços é o Método do Caminho Quadriuno Fractal, no qual, além da dimensão mental, o já famoso Mindset, o Caminho do Mestre, da Aprendizagem com Excelência para a idealização, são trabalhadas as demais dimensões do ser humano como um ser integral. É trabalhada a dimensão física, o Bodyset, o Caminho do Guerreiro, da Presença na Ação para implementação, a dimensão emocional, o Heartset, o Caminho do Coração Artista Visionário, que leva para a Arte no Método para a imaginação, e, ainda, a dimensão espiritual, o Spiritset, o Caminho do Curador, do Amor ao Propósito para integração de todos esses caminhos em único Caminho Quadriuno.

 A inspiração é a fractalidade da Natureza. A Natureza sempre foi uma grande fonte de inspiração de Criatividade e de Inovação. Foi da observação do que ocorre na Natureza que surgiu a maioria das grandes invenções, das Teorias e das leis universais. A Geometria Fractal está nas estruturas e nos processos da Natureza. Fractal é a fonte de Criatividade, de Inovação e de Excelência que a natureza usa para fazer e para desfazer tudo o que ela faz e desfaz, sempre inovando, com criatividade, com excelência, sem desperdício, usando somente a energia necessária e suficiente, e ainda com a estética e a beleza que eles são peculiares. Essa realidade nós podemos vivenciar também nas nossas vidas e nos nossos negócios, e de forma colaborativa.

A Ciência da Complexidade, conhecida como A Nova Ciência, nos traz uma nova Visão de Mundo e está sendo usada para melhor entender as estruturas e os processos organizacionais complexos, como é o caso da Estratégia, da Gestão, da Liderança, tão complexos que transcendem as Teorias clássicas, nos fazendo vivenciar a conectividade é interatividade que são inerentes a tudo que compõe o universo em que vivemos. E, como consequência, podemos ter melhor entendimento das necessidades tanto dos atores internos como dos atores externos envolvidos com as Organizações. Nessa perspectiva, as Organizações são vistas como padrões fractais de interação entre pessoas que estão se relacionando no presente vivido, por meios de Processos Dialógicos Fractais de Relacionamento, em atos de comunicação, de relação de poder e de interação entre as escolhas das pessoas, decorrentes de atos de avaliação. Pois, é no relacionamento simultaneamente colaborativo consensual e conflituoso competitivo entre as pessoas que tudo acontece nas Organizações. As Organizações são pensadas de uma forma próxima da nossa vida cotidiana e são entendidas como os padrões globalizados de interação entre as pessoas, que envolvem a narrativa generalizada e os temas proposicionais que mexem nas interações locais tanto entre os membros de uma Organização quanto entre eles e outras pessoas.

Já a prática eficaz na Liderança, na perspectiva dos Processos Dialógicos Fractais de Relacionamento consiste em participar habilmente na interação com os outros de maneira reflexiva e imaginativa, ciente dos processos, inclusive, dos potencialmente destrutivos em que alguém pode estar preso. É uma forma de entender o papel do líder muito diferente daquela da perspectiva dominante em que o líder fica fora do sistema, projetando, manipulando variáveis e puxando alavancas para promover o controle.

 w

Quais os outros serviços oferecidos, por meio da sua Consultoria, na Academia da Realidade Fractal?

Júlio Torres – Além de Palestras, de Mentorias e de Cursos, ministramos Seminários e trabalhamos, também, com estruturas para algumas atividades de geração de alimentos como, por exemplo, na Piscicultura e na Carcinicultura, ajudamos os produtores a melhorarem a produtividade, seja qual for o método que elas já estejam utilizando, conseguimos aumentar de 80% a 130% a produção, numa mesma área, na criação de peixe e de camarão, utilizando uma Estrutura Escalonada Fractal de tanques e, também, um Processo de Manejo Fractal. E, além de conseguirmos um considerável aumento na produção, resolvemos, também, o problema de sazonalidade, podemos programar fazer a colheita semanalmente, quinzenalmente, ou na periodicidade que o produtor quiser. Outra área em que podemos trabalhar muito bem é na produção de hortaliças. Com hidroponia ou aeroponia, ou mesmo na terra, podemos conseguir um mínimo de 60% de aumento na produção, com redução de 50% na utilização de águas e de nutrientes, seja qual for o processo que o produtor já utilize, pela utilização de uma Estrutura Fractal e de um Processo de Manejo Fractal. Isso pode ser muito bem aplicado, também, na produção de energia, tanto solar como eólica. Mais recentemente, eu estou trabalhando com o que eu estou chamando de Fractal Solutions – Soluções Fractais para Resoluções de Problemas. Problemas de uma maneira geral e, em particular, para resolução de jogos educativos. De junho a agosto deste ano, eu criei mais de 30 jogos educativos. Isso vai dar origem a alguns livros, a APPs de jogos e, também, desenvolvimento de site por assinatura. Vamos ter livros, APPs e sites com todos esses jogos.

 w

Quem desejar como deve fazer para conhecer e contratar o seu trabalho com Realidade Fractal?

Júlio Torres –  Para saber mais sobre o assunto e para contratar os serviços da Academia da Realidade Fractal, a pessoa pode entrar no site www.teoriadacomplexidade.com.br, lá estão disponíveis Artigos, Textos, Livros, Filmes e Vídeos relacionados ao assunto, Fotografias Fractais, o Podcast da Realidade Fractal, o  Fractalcast e, do site, a pessoa pode ir para as diversas mídias sociais para o Canal da Teoria da Complexidade no Youtube, onde vai encontrar mais de 30 vídeos meus sobre o assunto, pode ir para o Twitter, para o Linkedin, para o Facebook, para o Instagram. Mais especificamente, para contratar os serviços da Academia da Realidade Fractal, entrar em contato por mensagem para o WhatsApp +55-85-996781707 e para o endereço de e-mail jjmtorres@gmail.com. Todos os contatos encontram-se, também, no Linktr.ee.

 w

Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer um pouco melhor a Realidade Fractal. Mentor e Palestrante Júlio Torres, agradecemos sua participação na Revista Divulga Escritor. Que mensagem você deixa para nossos leitores?

Júlio Torres – A mensagem que eu deixo para os nossos leitores é que a Realidade Fractal é altamente transformadora. Vale muito, muito, muito a pena conhecê-la. Eu vim conhecer essas coisas quando eu já tinha 48 anos de idade. Eu tenho, agora 72 anos, e fez muita diferença na minha vida, e faz diferença em tudo, principalmente, no Brasil e nos países de língua portuguesa.  O que as pessoas vão encontrar sobre o assunto está quase tudo em Inglês, pouquíssima coisa em Espanhol e, pouquíssimo mais ainda, em Português.

Para vocês terem uma ideia, a minha filha que, hoje, tem 40 anos de idade, fez intercâmbio nos Estados Unidos quando tinha 16 anos, ou seja, faz 24 anos. Ela fez, lá, o segundo ano do segundo grau. No dia em que ela chegou, eu estava com um livro de fractais em cima da mesa. Ela passou no corredor e viu o livro, e perguntou: pai, você tá estudando fractais? Eu tomei um susto e disse: minha filha, você sabe o que é fractal? Ela disse: eu sei, pai. Lá, nos Estados Unidos, quando a gente termina de estudar a Geometria Euclidiana a gente estuda a Geometria Fractal. É esse tipo de Educação que faz a diferença dos Estados Unidos para muitos outros países. As pessoas, no colégio, aqui, e em muitos países, não vão estudar isso nem mesmo na sua Universidade, mesmo que seja Graduação em Matemática, e Fractal é uma Geometria. Eu fui conhecer isso depois que eu já tinha um mestrado em Informática, numa das melhores universidades do Brasil, a PUC do Rio de Janeiro. Isso é que faz a diferença. Então, a mensagem que eu deixo é que entre, não só no meu site, entre no Google mesmo, pesquise colocando a palavra Fractal, que vai se surpreender. Se você quer fazer a diferença, em qualquer coisa que você faça, em qualquer área de conhecimento ou de negócio, procure aplicar a Ciência da Complexidade e, em particular a Realidade Fractal. Você vai ficar muito mais criativo, muito mais inovador, vai dar um salto que você não imagina. Em três meses eu criei mais de 30 jogos fractais, a partir de um jogo milenar que uma pessoa me apresentou e que eu não conhecia. Você até encontra solução para esse Jogo na internet. Uma e somente uma. Eu comecei a testar o Jogo e vi que o jogo pode ter muitas soluções. Eu calculei as possibilidades de soluções do jogo e resolvi todas elas. O Jogo tem 5.120 soluções distintas possíveis. Considerando os insights que eu tive com este jogo, eu criei mais de trinta novos jogos em estilo semelhante, mais complexos e com muito mais possibilidades de soluções, entretanto, com um grau maior de dificuldade para as soluções.

Vale a pena conhecer e aplicar a Realidade Fractal na sua Vida e nos seus Negócios.

No Brasil, e nos países lusófonos, nós estamos muito atrasados nisso e quem começar com isso agora vai se dar muito bem.

 

Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura

Quer ser entrevistado? Entre em contato com nosso editorial, apresentaremos proposta.

Contato: smccomunicacao@hotmail.com

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas