Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Esclarecimento da ATURMINHO

Logotipo da ATURMINHO

Em relação ao ponto 3 da Newsletter do jornal online “Minho Digital”, editada na passada 6ª Feira, dia 26 de Junho, cujo conteúdo passo a transcrever ”Todos os municípios (24) do Minho criaram agora a ATURMINHO, uma Associação legalizada como Pessoa Colectiva de direito privado. Os empresários de hotelaria e restauração deram um ‘murro na mesa’ contra a entidade da tutela norte sediada e centralizada no Porto. O seu presidente, Melchior Moreira, deve estar a sentir as ‘orelhas a arder’, por entre alhos-porros e marteladas”, compete-me, enquanto presidente da comissão executiva da ATURMINHO, em nome da verdade e somente pela verdade, esclarecer todos os leitores e os cidadãos em geral:

  1. A ATURMINHO- Associação de Turismo do Minho é uma entidade empresarial vocacionada para o Desenvolvimento e Promoção Turismo do Minho, em PORTUGAL e nos mercados da União Europeia. Foi legalmente fundada em 26 de Maio de 2014, surge inteiramente empenhada e apostada na valorização do potencial endógeno turístico do Minho e na promoção do desenvolvimento integrado do Turismo da região – seus produtos e serviços: tudo o que concorre directa ou indirectamente para tão importante e estruturante sector de actividade económico;

  2. A ATURMINHO é uma Pessoa Colectiva de direito privado, do tipo associativo, sem fins lucrativos, buscando a utilidade pública e os seus associados, parceiros e aliados podem ser pessoas singulares ou colectivas, em conformidade com o disposto nos seus Estatutos e Regulamento Geral Interno;

    PUB
  3. A sua área geográfica de intervenção é o Minho, que integra dois distritos, Braga e Viana do Castelo, com vinte e quatro concelhos;

  4. A ATURMINHO operará com todas as Autarquias do MINHO, em exclusivo favor do Turismo da Região, de acordo com um modelo operacional de Parceria PRIVADO-PÚBLICA.

    GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Estão no ADN organizacional e operacional da ATURMINHO os seguintes elementos estruturantes a saber:

  • Associação eminentemente privada, que aposta na parceria Privado-Público em benefício do desenvolvimento económico – sector do Turismo – por via da promoção do Minho, afirmação e valorização das marcas INMINHO TOURISM e INMINHO CONGRESS & EVENTS, INMINHO HERITAGE, INMINHO HOSPITALITY, INMINHO NATURE, MINHO SEA & RIVERS, INMINHO TABLE & WINES, INMINHO HEALTH, INMINHO SPORTS;

    PUB
  • Organização em permanente evolução visando a concretização dos objectivos estratégicos e operacionais;

  • Agente Construtivo de Mudança, visando trazer uma abordagem multifunções da promoção do Turismo do MINHO;

  • Plataforma de Acção em favor da valorização do sector do Turismo no MINHO e da sua afirmação competitiva em PORTUGAL e nos mercados internacionais considerados como estratégicos e de elevado potencial para a região.

    PUB

Em termos operacionais e em resposta ao seu objectivo estratégico prioritário a ATURMINHO, terá sempre presente uma actuação orientada para a promoção turística do MINHO, apostada em funcionar como uma vasta plataforma privada, enformada por entidades privadas e públicas, destinada a garantir com êxito a promoção do Turismo no Minho, seja no plano interno, seja mo plano externo, sob a égide da marca registada “INMINHO TOURISM”; será igualmente uma ampla plataforma colaborativa, formativa e de networking, em favor do aumento do potencial competitivo de tão relevante sector da economia.

Pegando no melhor e mais relevante da experiência das ex-regiões de turismo, um grupo de personalidades directamente relacionadas com o Turismo do MINHO decidiu criar a ATURMINHO, na certeza de que esta associação empresarial não será contra ninguém: apenas única e exclusivamente em favor da promoção e do desenvolvimento do Turismo do MINHO.

Justamente por isso a ATURMINHO é já membro de pleno direito da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e do CEVAL- Confederação Empresarial do Alto-Minho. Tem mantido uma excelente relação pessoal e institucional, especialmente com o Dr. Melchior Moreira, com quem tem desenvolvido uma excelente relação de trabalho, traduzida na produção de projectos, cuja realização e operacionalização será promovida pela ATURMINHO.

A ATURMINHO está a desenvolver juntamente com a AHET MINHO- Associação de Hotelaria e Empreendimentos Turísticos do MINHO vários projectos de promoção turística, que serão geridos pela TURISMINHO-Agência Regional de Promoção Turística – entidade onde terão assento as CIM’S, a Entidade Regional de Turismo, a ANA, as Companhias Aéreas que operam com o Aeroporto Francisco Sá Carneiro e outras entidades com inquestionável relevância empresarial para o desenvolvimento do Turismo.

PUB

A ATURMINHO será também uma “incubadora de turismo”, inteiramente voltada para o desenvolvimento e crescimento qualitativo do turismo da região Minho com a marca INMINHO TOURISM; mas, por outro lado, a associação pretende ser uma aposta estratégica no empreendedorismo, na cooperação dos vários actores do sector e na inovação, enquanto domínios relevantes para o êxito do desenvolvimento qualitativo e quantitativo do turismo.

 

 

 

Orientando a sua actividade em torno das grandes linhas de acção já referidas, definem-se como domínios de actuação prioritários da ATURMINHO:

    • DIVULGAR e PROMOVER os diferentes Produtos Turísticos do MINHO e suas marcas, através da TurisMinho-Agência Regional de Promoção Turística do MINHO;
    • DESENVOLVER uma nova praxis e uma nova atitude exclusivamente empreendedora e profissional em todas as actividades de promoção da Marca MINHO e do seu Turismo;
    • INVESTIGAR o fenómeno turístico com vista à criação de novos produtos e serviços, assim como contribuir para a sua qualificação;
    • ASSUMIR um papel de parceiro activo no apoio ao diálogo entre actores privados e públicos, promovendo, construindo e mantendo as indispensáveis “pontes”, a fim de garantir o êxito de uma boa parceria privado-público;
    • INTERAGIR com operadores turísticos europeus, tendo em vista colocar o MINHO no topo da sua agenda de recomendações;
    • CONTRIBUIR para a melhoria significativa da qualidade do turismo, por via de uma acção pró-activa junto das Autarquias;
    • DESENVOLVER iniciativas destinadas à qualificação de quadros intermédios e superiores;

 

    • FOMENTAR O DEBATE EMPRESARIAL, numa perspectiva eminentemente económica e no seio da “sociedade civil do Turismo” sobre as temáticas nodais do vasto trabalho a desenvolver pela ATURMINHO;
    • PROMOVER a realização de Cursos, Estágios, Seminários, Colóquios, Conferências, Congressos, Exposições e outras actividades, em favor da qualificação turística;
    • DESENVOLVER uma permanente corrente de Relações Públicas, quer no plano interno, quer no plano externo;
    • INTEGRAR REDES INTERNACIONAIS DE PROMOÇÃO TURÍSTICA;
    • CAPTAR FINANCIAMENTO para a persecução dos seus objectivos de promoção interna e externa, formação e valorização de quadros, investigação, através da organização de candidaturas a fundos e mecanismos nacionais e comunitários de apoio a projectos de I&D;
    • PRESTAR SERVIÇOS de consultoria em Marketing e Relações Públicas às instituições públicas e privadas associadas. 

 

Sendo entendimento (quase) unânime de todos os agentes – públicos e privados – directa e/ou indirectamente relacionados com o sector do Turismo, que, face às contingências da actual conjuntura e estrutura nacional de turismo, o MINHO está hoje confrontado perante uma perigosa “encruzilhada de definhamento” – contingências essas decorrente de vários factores mas com especial enfoque para aquilo que os agentes empresariais apelidam de um “mau e adverso mapa de regionalização turística” (suas consequências directas em sede de promoção) e da inexistência de uma boa e consensual estratégia para o sector, de médio e longo prazo, passível de criar esperança e potenciar a boa utilização dos inúmeros recursos, meios e capacidades. O seu contínuo e reiterado desperdício, em grande parte devido à falta de alocação de meios e recursos, traduz-se infelizmente em perdas incontáveis para a economia regional, decorrentes de uma nociva perda de oportunidades, perda de competitividade, nulo posicionamento nos “radares” mercados, de turistas e prescritores e consequente o atrofiamento do sector.

 

 

 

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas