Escola de Ponte da Barca prestigia o Concelho a nível nacional

Entrega de prémios

A Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca está a encerrar o corrente ano lectivo com uma agenda recheada de boas notícias que despertaram na comunidade motivos de fundada satisfação pela forma como dignificam a instituição e prestigiam a imagem do Concelho.

PUB

Conquistou os 1.º e 3.º lugares, na categoria “Multimédia” do Concurso “Lendas do Alto Minho”, viu reconhecido, a nível nacional, pela Rede de Bibliotecas Escolares, o programa semanal de rádio “Leituras e Companhia” e representou o Distrito de Viana do Castelo na final nacional (3.º Ciclo) do Concurso Nacional de Leitura.

O trabalho vencedor do certame promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho é um vídeo baseado na lenda “A Fidalga Branca”. O filme é da autoria da turma 10.º E (Curso Profissional Técnico de Multimédia) e foi rodado no castelo de Lindoso, contando com a supervisão do professor Pedro Cerqueira e o apoio logístico da Câmara Municipal de Ponte da Barca.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Por sua vez, o trabalho que conquistou o 3.º lugar tem a coordenação do professor Emanuel Cruz e inspira-se no “Baptizado da Meia-noite”, tradição genuína das terras de Ponte da Barca e redondezas. O guião foi escrito pelas alunas Filipa Coutinho e Tânia Catalão, cabendo à turma 11.º D (Curso Profissional Técnico de Multimédia) a responsabilidade do vestuário e dos cenários. As filmagens decorreram na quinta de Adelaide Ferreira, em Bravães.

PUB

PUB

O Concurso “Lendas do Alto Minho” registou a participação de 33 estabelecimentos de ensino, com um total de 148 trabalhos repartidos por quatro categorias: ilustração (pintura ou desenho), banda desenhada, vídeo e multimédia.

Outro motivo de honra teve a ver com a responsabilidade que a Escola assumiu, esta quarta-feira, ao representar o Distrito de Viana do Castelo na final nacional (3.º Ciclo) do Concurso Nacional de Leitura, que se realizou na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto.

A representação esteve a cargo da aluna Sara Arezes, do 8.º ano, que havia conquistado a primeira posição na fase distrital disputada em Melgaço.

PUB

A sessão foi apresentada por José Carlos Malato, tendo a RTP gravado a sessão que dará origem a um programa a emitir em data a anunciar.

Do programa desta grande festa do livro e da leitura, constou ainda uma visita guiada de autocarro à cidade do Porto e uma receção nos Paços do Concelho, com o Vereador da Cultura, Paulo Cunha e Silva, a dar as boas-vindas à comitiva.

A qualidade do trabalho desenvolvida pela Escola traduziu-se ainda num outro reconhecimento, a nível nacional, com a candidatura “Ideias com Mérito 2015”, da Rede de Bibliotecas Escolares, a distinguir o programa de rádio “Leituras e Companhia”.

Desenvolvido pela equipa da Biblioteca Escolar do Agrupamento, sob a coordenação do professor Renato Ferreira, o programa é difundido pela Rádio Barca (99.6 FM), todos os sábados, entre as 12 e as 13 horas, com repetição ao domingo no mesmo horário.

A primeira emissão foi para o ar em novembro de 2012, mantendo-se ininterruptamente desde então, mesmo no período de pausas letivas, num total que já ultrapassa a centena de edições.

A programação é especialmente direcionada para a educação, cultura, informação, cidadania, entretenimento, notícias do Agrupamento e música variada.

Trabalhando em articulação com professores e alunos no suporte aos curricula, no desenvolvimento das literacias, na aquisição de competências de informação e na formação de leitores, o projeto pretende contribuir para a divulgação da cultura e para o aprofundamento do conhecimento, somando valor(es) para uma escola melhor e para uma cidadania mais interventiva.

PUB
  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais da Barca
PUB

Junte-se a nós todas as semanas