Escola Inclusiva do IPVC apresenta publicamente projetos desenvolvidos com a comunidade

Dar a conhecer alguns dos projetos que estão a ser desenvolvidos pela Escola Inclusiva do Instituto Politécnico de Viana do Castelo é objetivo da sessão a ter lugar no próximo dia 19 de julho, quinta-feira, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, pelas 10h.

 

Presentes na cerimónia estarão a diretora da ESTG-IPVC, Joana Santos, a vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Carlota Borges e a coordenadora da Escola Inclusiva ESTG-IPVC, Sara Paiva.

Durante a sessão será apresentado o projeto “Missão Emprego para Todos” que contará com a presença de Patrícia Labandeiro (Despertar); Miguel Oliveira (NQDA) e José Matos (IEFP).

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Jorge Viana, presidente da Methamorphys, estará presente para a apresentação do Projeto “Plataforma Interinstitucional para a Inclusão”.

 

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Estará igualmente presente um representante do GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial, na sequência do trabalho de um aluno do CTeSP de Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação – Paulo Faria – ter sido vencedor da IV Academia Grace.

 

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 Os Projetos

 Plataforma Interinstitucional para a Inclusão 

Encontrar uma solução que permita a colaboração interinstitucional na resolução de casos sociais foi o desafio lançado pela Methamorphys ao Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e à sua Escola Inclusiva. Trata-se de um projeto já acarinhado por diversas instituições com especial destaque para a Câmara Municipal de Viana do Castelo e para a Segurança Social.

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Uma plataforma pioneira e inovadora que vai reunir todas as informações dispersas entre as diversas instituições sociais.

A plataforma que começou em março a ser desenvolvida por um aluno de engenharia informática e pela docente Sara Paiva, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC, será apresentada a 18 de julho.

 

Em que consiste?

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Trata-se de uma plataforma inovadora que pretende agregar o maior número de instituições e colmatar uma das lacunas identificadas em diversos processos que envolvem mais do que uma instituição. “Trata-se apenas do princípio da criação de uma plataforma que pode evoluir para algo ainda maior e alargar a muitas outras instituições criando uma rede de informação de cada pessoa que esteja inserida na plataforma”, revela a docente Sara Paiva.

Esta plataforma irá permitir o acompanhamento global e integrado de qualquer pessoa que tenha dado entrada no Casulo Abrigo, e que precisa ser acompanhada também por outras instituições como a Segurança Social, Centro de Respostas Integradas (CRI) ou outra instituição. Ao fazer parte do processo de uma pessoa, cada instituição poderá inserir informação relevante no seu processo global.

A plataforma cumpre por isso os objetivos de contribuir para uma maior integração da informação entre instituições sociais da região, na união de esforços e promoção de ações concertadas para resolução de casos sociais.

 

Missão Emprego para Todos

A Plataforma da Missão “Emprego para Tod@s” (www.missaoempregoparatodos.pt) é uma ferramenta que pretende potenciar os casos de sucesso no que toca à integração profissional de pessoas com deficiência ou incapacidade no distrito de Viana do Castelo.

A ESTG/IPVC tem lançado o desafio às entidades com intervenção de foro social para que apresentem as suas dificuldades e problemáticas, sugerindo e co-construindo projetos e mecanismos de reposta que ajudem a minimizar problemáticas da comunidade e/ou promover o desenvolvimento dos próprios recursos das entidades, sempre em prol do impacto social positivo no âmbito das suas missões.

A Despertar, sendo uma empresa de formação que se move pelo propósito de contribuir para a igualdade de oportunidades formativas e de inclusão para populações vulneráveis com especial foco nas pessoas com necessidades educativas especiais, partilhou as suas conclusões advindas de mais de dez anos de experiência na execução de cursos de formação profissional para este público. Para que a plataforma Missão “Emprego para Tod@s” se transformasse numa realidade num curto espaço de tempo foi necessário o contributo de vários intervenientes.

A Despertar forneceu o conteúdo e indicação das funcionalidades que fariam sentido e a execução foi da responsabilidade dos alunos Tiago Perdigão e Tiago Costa, do curso de Engenharia Informática, sob orientação da Prof. Sara Paiva. “Obtivemos o apoio voluntário adicional da NQDA (Miguel Oliveira) empresa local de Informática que abraçou esta missão e muito contribuiu para o resultado final. Contamos ainda com o contributo do aluno Diogo Vieira do curso de Design de Produto”. A Despertar garantiu a apresentação, articulação e recolha de contributos das outras entidades especializadas na deficiência com atividade na nossa região (APPACDM, AMA, ACAPO, IRIS, APCVC, Novamente) bem como levantamento de necessidades juntos das equipas dos CLDS norte (GAF) e sul (PASA) que atuam na promoção da empregabilidade.

O pré-projeto foi apresentado ao Centro de Emprego de Viana do Castelo, e à CMVC que se abraçaram o projeto tornando-se parceiros. A Plataforma visa assim ser um recurso que reúne informação sobre apoios a que as empresas podem aceder para a contratação de PCDI (disponibilizados pelo IEFP), de forma simples e fluída, sendo um recurso que permite que as PCDI identifiquem empresas inclusivas da região, as entidades especializadas que podem prestar apoio e que se inscrevam como candidatos a vagas disponíveis.

Trata-se igualmente de uma ferramenta de divulgação das entidades especializadas a que qualquer cidadão pode recorrer caso seja detentor de uma deficiência ou conheça alguma pessoa que precise de avaliação e orientação, assim como um recurso para dar visibilidade às boas práticas de inclusão e congratular as empresas inclusivas que abraçam a sua responsabilidade social com um impacto real e consistente na vida de alguém que passará a ter acesso a um direito que se diz ser de todos: o direito ao emprego digno.

 

Vencedor Prémio IV Academia Grace

Paulo Faria, aluno do Curso Técnico Superior Profissional de Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC) é o grande vencedor da IV Edição da Academia Grace, inserido no projeto Uni.Network. O projeto que o estudante do Politécnico de Viana do Castelo apresentou incidiu sobre um “Sistema de auxílio e melhoramento à mobilidade de pessoas invisuais”, projeto que está a ser desenvolvido no âmbito da Escola Inclusiva do IPVC e desenvolvido na ESTG-IPVC com a colaboração das docentes Ana Curralo no desenvolvimento do UX Design e da docente Sara Paiva.

À edição deste ano do prémio GRACE concorreram mais de 90 projetos de instituições de todo o país tendo o júri sido presidido pelo Diretor Geral do Ensino Superior, João Queiroz; Editor-in-Chief Portal VER, Helena Oliveira; General Manager ImpactHub, Gonçalo Teixeira; Cofundador & CEO SPEAK, Hugo Menino Aguiar; três membros da Direção GRACE representando as empresas Fundação BP, Accenture e Grupo Sousa.

 

 A Escola Inclusiva do IPVC

O Projeto ESCOLA INCLUSIVA do Instituto Politécnico de Viana do Castelo destaca-se pelo serviço prestado a toda a comunidade envolvente ao IPVC e junta docentes, estudantes e empresas.

O projeto assenta em três objetivos principais : 1) auxiliar as instituições sociais da região a solucionarem problemas internos da organização ou melhorarem o serviço aos seus utentes, promovendo a inclusão social; 2) melhorar os processos e procedimentos internos ao IPVC de forma a contribuir para uma escola mais inclusiva; 3) transmitir aos alunos a missão de responsabilidade social dando-lhes a possibilidade de participar em projetos reais onde usam os conhecimentos que vão adquirindo para ajudar a comunidade.

Um projeto que envolve já 19 instituições, cerca de 200 alunos e docentes e 12 cursos.

Âmbito da intervanção área do ambiente, saúde, informática, civil, eficiência energética, computação gráfica, eletrónica, turismo, alimentar, design, gestão, promoção do voluntariado e da responsabilidade social nos jovens estudantes no ensino superior.

Público apoiado: jovens, adultos, idosos, pessoas cegas ou amblíopes, refugiados, utentes sem-abrigo, comunidade académica e comunidade da região em geral.

O Porquê? O projeto Escola Inclusiva nasceu pelas necessidades que as instituições sociais da região nos foram fazendo chegar, necessidades essas que percebemos poderem ser colmatadas através das várias competências do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. A motivação, disponibilidade e empenho de vários docentes e alunos tornaram possível a concretização de inúmeros projetos, em diversas áreas. Embora com maior foco nos últimos dois anos, as primeiras atividades deste projeto remontam a 2010.

Em concreto, houve até agora pedidos de projetos de várias instituições onde se incluem a Íris Inclusiva, ACAPO, Refood, Fundação AMA, Despertar – Formação e Psicologia, Lar de Santa Teresa, Santa Casa da Misericórdia, ACEP, Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora de Fátima, Casa dos Rapazes, Methamorphys, GAF, Sport Club Vianense, Hope Respostas Sociais, Gabinete de Apoio à Família, Banco Alimentar e Centro de Informação Geoespacial do Exército (CIGeoE), Operador Your Tours, Scale To Go.

Foi também solicitada ajuda por parte de algumas instituições para auxiliar nas candidaturas aos programas de Financiamento do Portugal Inovação Social.

Alguns projetos desenvolvidos incluem até ao momento, categorizados na sua vertente interna e externa.

 

Vertente interna ao IPVC

• [2015-2018] Aplicação SAS Mobile – em breve será lançada a versão 2.3

• Academia Sénior (http://www.ipvc.pt/academia-senior)

• Bus-Académico (SAS-IPVC)

• U-BiKE

• Eco-Escola ESA-IPVC e ESTG-IPVC

• Lavandaria Low Cost (SAS-IPVC)

• Bolsa de Apoio Social (SAS-IPVC)-

• Violência no namoro: Grupo Educadores de Pares do IPVC, com o Projeto XYX do GAF-Viana do Castelo

• Formação de colaboradores IPVC e alunos em Voluntariado internacional (GEED-IPVC)

 

Vertente externa, orientada à comunidade

• [2018] Tese de mestrado de Design em colaboração com a CMVC intitulada “Princípios de UX Design para app de trajetos citadinos”

• [2018] App Florestas Digitais

• [2018] A minha geração: partilha de experiências – alunos de Turismo com idosos do Lar de Santa Teresa

• [2018] Missão Emprego para Todos

• [2018] Plataforma Interinstitucional para a Inclusão

• [2018] Planeamento de Parque Infantil

• [2018] Jogos para crianças e jogos inclusivos

• [2018] Vídeos promocionais

• [2018] Protótipos de smart cities: notificação de condutores sobre existência de passadeiras e informação sobre transportes

• [2017] Identificador para embalagens para pessoas invisuais

• [2017] Mascote para a Fundação AMA

• [2017] Aplicação para apoiar combate a fogos florestais em parceria com o Centro de Informação Geoespacial do Exército (CIGeoE) e apresentada ao Sr. Presidente da República, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa

• [2017] Criação de uma linha de merchandising vendável para a Íris Inclusiva

• [2017]] Plataforma colaborativa para organização e gestão da prestação de cuidados na comunidade

• [2017] Elaboração de estudo de diagnóstico das anomalias do edifício sede do Gabinete de Apoio a Família (GAF-Viana do Castelo)

• [2017] Projeto de Reabilitação do Edifício dos Balneários do Estádio Dr. José de Matos do Sport Club Vianense

• [2017] Atividade solidária destinada aos idosos do Lar de Santa Teresa com o objetivo de proporcionar um momento inesquecível na nossa academia, centrado no convívio e na partilha de experiências

• [2016-2017] Aplicação móvel para auxiliar cegos e amblíopes na utilização dos autocarros urbanos e percursos pedestres no centro histórico de Viana do Castelo (em colaboração com a ACAPO delegação de Viana do Castelo)

•            [2015-2017] Criação de plataforma para gestão de utentes sem-abrigo para o Casulo Abrigo da Associação Metamorphys

• [2016] Ação com os alunos de Turismo para limpar a Citânia de Santa Luzia, em colaboração com a Direção Regional de Cultura do Norte em 2015

• [2016] Diagnóstico de oferta disponível, em Viana do Castelo, para pessoas com mobilidade condicionada, no âmbito do Turismo Acessível – em parceria com o promotor Scale2Go

• [2016] Estudo de propostas de comunicação turística para o Turismo Sénior – Operador Turístico ‘Your Tours’.

• [2015] “Campanha de Açúcar” nos cafés de Viana do Castelo, com a colaboração de Centro de Acompanhamento e Reabilitação Psico Educativa [CARPE], Unidade Local de Saúde do Alto Minho [ULSAM] e Delta Cafés

• [2014] Apoio formativo aos jovens da Casa dos Rapazes na utilização de diversas ferramentas na ótica do utilizador

• [2013] “Chama Solidária” em Leilão, pelo curso Design do Produto, em colaboração com Bombeiros Voluntários, APPACDM, o CEPVI – Centro de Emprego Protegido de Viana do Castelo, a Europac, a Papelart e comércio local

• [2013] Guia de apoio à navegação de invisuais em superfícies comerciais – Associação Íris Inclusiva

• [2010-…] Projeto “Vivências Artísticas” com de Escolas do concelho d Viana do Castelo, que já decorre desde 2010 (http://www.ipvc.pt/ese-vivencias-artisticas-2017) com objetivo de levar as crianças a adquirirem diferentes vivências artísticas e incentivar o espírito crítico e criativo e, por outro lado, sensibilizar os estudantes IPVC  para a importância do papel das artes na formação integral do indivíduo, do trabalho em equipa na consolidação dos conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação através da aplicação prática de atividades educativas

• Vários projetos e formações realizadas pelo GEED – Gabinete de Estudos para a Educação e Desenvolvimento, incluindo o Projeto Global Schools: Aprender a (con)viver, projeto financiado pela Comissão Europeia que envolve, a nível nacional, o IPVC, a Câmara Municipal de Viana do Castelo, os sete agrupamentos do município e duas Organizações Não-Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD): o CIDAC – Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral e a Fundação Gonçalo da Silveira. O projeto conta ainda com mais nove países parceiros – Áustria, Bulgária, Espanha, França, Irlanda, Itália, Letónia, Reino Unido e República Checa. Cursos de “Aprendizagens para o Desenvolvimento: Educação, Cooperação e Cidadania Global.” ( http://www.ipvc.pt/ese-geed-ix-curso-livre)

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