Escola Secundária de Arcos de Valdevez sobe 89 posições

Escola dos Arcos

A Escola Secundária de Arcos de Valdevez (ESAV) “pulou” 89 posições no ranking nacional, fruto da classificação obtida pelos alunos nos exames nacionais do secundário. Segundo a lista ordenada pelo Diário de Notícias, a ESAV (Escola EB/S Tomaz de Figueiredo) aparece no lugar 299, melhor do que a classificação obtida no ano passado, em que ficou na posição 388 da lista. A média dos exames nacionais, na ESAV, passou de 9,97 valores (em 2014) para 10,60 (em 2015).

Das 617 escolas ordenadas, apenas duas instituições sediadas no distrito de Viana do Castelo aparecem no top 100 nacional: o Colégio do Minho, na posição 76, e a Escola Secundária de Santa Maria Maior, no lugar 85 da lista. De referir que a Escola Secundária de Ponte da Barca recuperou quase duzentas posições, depois dos “trambolhões” registados em anos anteriores, “saltando”, em 2015, para o lugar 273 (há um ano ficara na posição 469 da lista).

O privado Colégio Cedros (Porto) lidera o ranking, que é fechado pelo portucalense Colégio Liverpool. Os primeiros 34 lugares da lista são todos ocupados por escolas privadas. A Escola Secundária do Restelo (Lisboa), na posição 35, é a primeira entre as públicas.

Não há escolas públicas no top 10 desde 2007, mas, por não correlacionar o ponto de chegada com o ponto de partida dos alunos, e por não medir o contexto socioeconómico da população escolar, o ranking do secundário enferma, segundo os peritos, de forte subjetividade.

 

  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
geral@minhodigital.pt
  Partilhar este artigo
📌 Mais dos Arcos

Junte-se a nós todas as semanas