Editorial

ESTÃO ENCONTRADOS OS CULPADOS DA PROLIFERAÇÃO DA PANDEMIA
Picture of Jorge VER de Melo

Jorge VER de Melo

Jorge VER de Melo

Professor Universitário

(Aposentado)

É verdade, basta pensarmos um pouco e encontramos com alguma facilidade os verdadeiros culpados da proliferação desta pandemia Coronavírus/COVID 19/SARS-CoV-2.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Passamos a explicar a diferença entre o Corona Vírus descoberto em 2019, por isso chamado COVID 19 e o SARS-CoV-2, variante desse mesmo vírus que se espalha pela Europa de forma rápida e agressiva. O nome dele significa Severe Acute Respiratory Sindrome, ou seja, (Síndrome Respiratória Aguda Grave).

Este outro Coronavírus foi identificado no ano 2002, por isso ser designado SARS-CoV-2.

Já entre 2002/2003 provocou a infeção que originou graves problemas respiratórios, (pneumonias), em determinadas regiões do Globo.

Mas também em 2012 proliferou a síndrome respiratória do Médio Oriente (infeção com origem no Coronavírus MERS-CoV).

Como verificam, este problema não é tão recente como muitas pessoas pensam até porque de há uns anos a esta parte, os médicos aconselham vacinas contra a pneumonia.

Acontece que com o decorrer dos anos o homem progrediu em termos de comunicação, estamos na “ERA DA COMUNICAÇÃO”.

Não apenas nas comunicações sociais e tecnológicas como: Internet, Televisão, Rádio, Imprensa, etc. Também as comunicações terrestes, aquelas que nos transportam para qualquer parte do mundo com uma facilidade nunca imaginada.

Devido ao afluxo de pessoas interessadas em se deslocar rapidamente de um local para outro, os preços foram descendo. As companhias responsáveis pelos transportes de pessoas e ou mercadorias, viram-se na necessidade de reduzir os preços e aumentar o número de meios de transporte devido às exigências do mercado.

Tudo isto é ótimo para os negócios e para o conhecimento, mas poucos se lembraram de acautelar os perigos que daí haveriam de surgir, tal como a proliferação de qualquer infeção existente num local mais ou menos longínquo do globo.

A evolução é sempre acompanhada de prós e contras, logo, esta pandemia acaba por nos demonstrar ser um contra bastante assustador.

Então quem serão os principais culpados pela proliferação da pandemia?

São efetivamente:

– Sem dúvida as comunicações terrestes, começando pelos transportes internacionais e regionais de pessoas e mercadorias que transportam o vírus de um local para outro;

– As comunicações sociais embora ajudem a divulgar o conhecimento para prevenir ou defender a pandemia, servem também para estabelecer alguma confusão através de falsas informações dadas por pessoas que julgam ter conhecimentos para tal ou por gente mal-intencionada que apenas pretende obter um número elevado de visitas ao site deles com a ajuda de mentiras poderosas.

– Outros culpados são os próprios contaminados ou não, sintomáticos ou assintomáticos, eles por ingenuidade ou por patetice, não utilizam os métodos exigidos para a segurança de todos e acabam por ajudar o próprio vírus a matar pessoas.

Todos os restantes culpados como: alguns órgãos internacionais, o Ministério da Saúde ou o Governo em geral e até os restantes elementos do Parlamento, estarão também incluídos neste rol, mas pela incompetência habitual.

Será que a culpa também é nossa?

Somos nós os eleitores!…

Mais
editoriais

Junte-se a nós todas as semanas