Este ano não há festa em Valença

nova_universidade_valenca_14

As populares festas concelhias do mês de Agosto de Valença, este ano, não vão existir. Por não haver comissão de festas, a autarquia optou por criar de substuituição os chamados Open Day´s. Quiçá para tentar desviar um pouco a atenção do povo valenciano.

Anualmente, no mês de Agosto, época em que imensos emigrantes regressam à sua terra natal, Valença costuma brindar os seus cidadãos com cartazes dedicados às festas concelhias. Este ano, porém, não será assim. Não haverá festas da cidade porque, segundo as atas das assembleia municipal, não se apresentou nenhuma comissão de festas para se encarregar do certame. Pois bem, assim sendo, a Câmara optou por criar os chamados Open Day´s de forma a substituir as festas e talvez calar o desagrado dos valencianos face a esta situação. Se a autarquia tem o poder e a autonomia necessários para contratar artistas como os Azeitonas, Alberto Conde ou Pedro Burmester  para atuar na Quinta da Mota, não teria de igual modo, meios para levar a cabo as festas do mês de Agosto?

Nos próximos dias 24, 25 e 26 de Julho vão subir ao palco do auditório da Quinta da Mota (no Centro de Inovação e Logística de Valença onde está a ser construído o novo campus universitário) artistas que integram os Open Day´s apoiados pela Câmara. Já existe um palco preparado no terreno para as atuações que começam esta noite às 22h.

Salientar que a autarquia deveria ter tido a sensatez de, antes de mais, criar um nome para o evento que fosse de fácil entendimento a todos. Certamente se nos deslocarmos a algumas aldeias do concelho e perguntar aos valencianos se estão a par dos Open Day´s da cidade a maioria deles não saberá do que se está a falar. Que falta de bom senso optar por um estrangeirismo para a apresentação de eventos culturais e de lazer numa cidade onde a grande maioria da população é idosa.

Valença que ascendeu a cidade a 12 de Junho de 2009, precisamente há seis anos, não terá em 2015 festas do concelho mas sim uns “dias abertos” à comunidade!  

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

 

  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
geral@minhodigital.pt
  Partilhar este artigo

Junte-se a nós todas as semanas