Estilista Isabel Lima integra o ciclo de comemorações do Arquiteto Ventura Terra

Arquiteto Ventura Terra

No ano em que se comemoram os 150 anos do nascimento do arquitecto Miguel Ventura Terra uma série de iniciativas vão divulgar a sua vida e obra. Hoje em Viana do Castelo e amanhã em Lanhelas.

Nos antigos Paços do Concelho em Viana do Castelo, pelas 18 horas do dia de hoje, 8 de Julho, é inaugurada uma exposição de homenagem ao Arquiteto Ventura Terra, que nasceu em Seixas a 24 de Julho de 1866 e faleceu a 30 de Abril de 1919 com 52 anos de idade. Nada mais justo que homenagear este arquitecto com formação portuguesa e francesa, pelo legado extenso de obras e pelo projecto do Templo Monumento do Sagrado Coração de Jesus em Santa Luzia, Viana do Castelo.

A artista vianense, Isabel Lima, integra o ciclo e comemorações, a convite da Presidente da Associação Ventura Terra, Alda Sarriá Terra.

O objetivo primordial desta artista nas comemorações é traçar o percurso de inspiração ‘beaux-arts’ de Ventura Terra, evidenciando, com requinte artístico e funcional os materiais usados nos processos de construção como os azulejos portugueses, os ornamentos em granito, ferro e tijolo, os pormenores dos edifícios de fachadas assimétricas e de grande monumentalidade e, ainda realçar o lado mais intimo do quotidiano do arquitecto, onde tudo respirava arte.

PUB

Isabel Lima é uma artista interventiva e pretende dar a conhecer ao grande público um dos melhores arquitectos portugueses, em intervenções artísticas, envolvendo os participantes nas soluções estéticas desenvolvidas por Ventura Terra.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

A designer/estilista Isabel Lima aquando da sua mostra em Dezembro no Templo de Santa Luzia

O Minho Digital apurou que Isabel Lima é neta do grande mestre Emídio Pereira Lima que dirigiu os canteiros e assumiu a orientação da construção do Templo Monumento do Sagrado Coração de Jesus, seguindo o risco certo do Arquiteto Ventura Terra. Sabemos também que Isabel Lima com emoção e espirito do lugar no dia 13 de Dezembro de 2015, realizou uma intervenção sobre a pluralidade artística do Templo Monumento, que designou com “Epifanias da Beleza”.

PUB

No granito do Templo existe uma lápide que regista:
“Projeto (1898) Arquiteto Ventura Terra

Direcção (1926-1954) Arquiteto Miguel Nogueira

Execução(1928-1956) Encarregado Emídio Lima”

PUB

No ano de 1998, no centenário do projecto de Ventura Terra do Templo Monumento do Sagrado e do nascimento do Mestre Emidio Pereira Lima, a  Junta de Freguesia de Monserrate, Viana do Castelo, atribuiu na toponímia o nome de cada uma das personalidades.

Entretanto, no dia seguinte, a Casa da Eira, em Lanhelas, participa neste novo ciclo de eventos ‘O ALTO MINHO: ESPAÇOS, PRÁTICAS, FIGURAS’, promovendo uma Exposição/Mesa-redonda consagrada à difusão e análise da obra do arquitecto seixense Miguel Ventura Terra.

PUB

Isto, por altura da comemoração da centúria e meia de aniversários do nascimento desta figura de proa da cultura portuguesa, a cumprir no próximo mês de Julho. Este evento vai realizar-se neste sábado, dia 9, às 17:00 horas.

PUB
  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
PUB

Junte-se a nós todas as semanas