Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Estilista/Designer Isabel Lima cria uma Cruz com fé e devoção

Estilista e Designer Isabel Lima

Neste espaço de tempo de isolamento social provocado pelo Coronavírus (Covid 19), a ocasião é de ansiedade aguardando o fim da pandemia.

Como penitencia pela oração e solidariedade os Vianenses prometeram organizar anualmente uma peregrinação ao Sagrado Coração de Jesus, em Santa Luzia, Viana do Castelo pelo fim da pneumónica.

Com a mesma convicção, Isabel Lima decidiu criar um ex-voto para o Sagrado Coração de Jesus, no seu Templo Monumento.

No silencio profundo e devoção idealizou uma cruz que simboliza a memória da pneumónica e a solicitude do fim da resistência agressiva do Coronavírus.

PUB

A Páscoa é a festa maior do Cristianismo.

Os Minhotos Católicos são presença destacada nas festas religiosas, perpetuando a renovação dos rituais litúrgicos, mas este ano não o podem fazer.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

A última semana da paixão do Senhor que corresponde à entrada de Cristo em Jerusalém, para celebrar a Páscoa, depois de quarenta dias do Jejum no Deserto, para descanso físico e espiritual, nesta altura de grande aflição o tempo é de interiorização e reflexão.

PUB

A Páscoa que este ano não pode ser vivida com a manifestação do “Compasso Pascal”, ritual usado no Minho, a Cruz elaborada em Seda de cor branca, simboliza o “Trido Pascal”.

Há neste trabalho algumas particularidades, tais como: as lantejoulas usadas nas mais antigas aplicações do traje à Vianesa. E a associação à estola bordada a fio de ouro, por Isabel Lima, que ofereceu ao Papa Francisco aquando a sua visita ao Santuário de Fátima, e ainda, tem uma ligação à Quaresma com a multiplicação das catorze estações, “descrição Bíblica” e da quarentena de Jesus Cristo no Deserto. 

Acrescenta-se as cerca de mil lantejoulas colocadas como adorno da cruz que corresponde ao brilho da luz da Aleluia.

PUB

O Templo Monumento Sagrado Coração de Jesus está situado no monte de grande pregação, oração, agonia e de ascensão que nos ensina a observar tudo o que nos rodeia.

Na procura de uma interpretação para este fenómeno da pandemia, Isabel Lima deparou-se com o simbolismo geral do monte como uma libertação do peso da vida, para respirar ar puro e para elevação interior.   

Em relação ao Templo Monumento Sagrado Coração de Jesus, para Isabel Lima há uma relação intrínseca entre a construção do Templo dirigida pelo seu avô, Emidio Pereira Lima, e o desfile sobre a pluralidade artística do templo, que designou por “Epifanias da Beleza”.

PUB

A nível da fé, Isabel Lima afirma: “É um lugar que promove a religiosidade popular e serve de iniciativas culturais e artísticas sobre temas ligados à arquitetura, pintura, escultura, cantaria, devendo ser sublinhada a relevância do diálogo com o Sagrado coração de Jesus. “

Isabel Lima é a terceira vez que cria diálogos com o Sagrado Coração de Jesus, o primeiro foi uma exposição sobre os ex-votos, o segundo com uma intervenção artística.

Contemporaneamente a contribuição de leigos no empenho de evangelização em conexão com a vida dos Santuários exprime o carisma que suscita testemunho de fé.

Na situação atual, nunca mais esqueceremos o Papa Francisco a subir a calçada, ou o General Ramalho Eanes no brandamento dos seus costumes, como grande humanista a “dispensar o ventilador para um pai de família com filhos”.

A coragem dos lutadores é um convite à esperança e Isabel Lima apesar das “Trevas” do tempo presente “cria soluções” a uma Páscoa libertadora, testemunhando que somos criados para vencer e que devemos reconhecer os sacrifícios como uma ajuda a descobrir a mudança. Com um apelo à coragem e um convite ao alvorecer do tempo que há-de vir, repleto de alegria e confiança, não obstante o sofrimento, a morte, as lágrimas, que cobrem o mundo. Isabel Lima “louva e exprime gratidão a todas as pessoas e Instituições que tornam possível a vida de todos nós: Governantes, Câmaras, Juntas de Freguesia, Bombeiros, Cruz Vermelha, Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana, Exército, Escolas e Universidades, Politécnicos, Hospitais, Centros de Saúde, Paróquias, Zeladores e Cuidadores de Serviço Social e anónimos em geral. Nesta oferta que não é particular, mas em nome de todos os Vianenses, será celebrada na solenidade do Sagrado Coração de Jesus, numa evocação de promessa, sinal que exprime adoração daqueles que sofrem”.    

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas