Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Estudo científico alerta que as margens do Rio Lima e Minho vão ser inundadas pela subida do nível das águas dos oceanos!

Alterações climáticas

Todos os continentes serão afectados  a partir de 2050. Quem diz é o estudo divulgado esta terça-feira na revista científica Nature Communications. Além disso, no artigo pode ler-se que 300 milhões de pessoas estão em zona de risco de inundação. Portugal não foge às previsões. No entanto, se não forem adoptadas medidas para combater as alterações climáticas, em 2100, prevê-se que o número aumente para o dobro, chegando aos 630 milhões.

No mapa da organização Climate Central, pode observar-se que também em Portugal, especialmente no norte, existem várias zonas ‘vermelhas’ assinaladas que são as zonas que ficarão submersas. Em Viana do Castelo as áreas dramaticamente mais vulneráveis em extensão são a Argaçosa (Parque da Cidade) e Portuzelo no Rio Lima, bem como na outra margem temos a Praia do Cabedelo e as margens em Darque.

O Rio Minho, mais precisamente na zona da foz, será igualmente forçado a invadir as margens dos dois países.

https://coastal.climatecentral.org/map/14/-8.8234/41.6799/?theme=sea_level_rise&map_type=coastal_dem_comparison&elevation_model=coastal_dem&forecast_year=2050&pathway=rcp45&percentile=p50&return_level=return_level_1&slr_model=kopp_2014 

PUB

Mas também Vila do Conde, Matosinhos, Espinho, Aveiro, Figueira da Foz, cidades contíguas ao Estuário do Tejo como Lisboa e Vila Franca de Xira, Carregado, e zonas da costa algarvia, são alguns dos exemplos. Isto, claro, ao longo de toda a costa da península ibérica.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas