Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Eurorregião Galicia – Norte de Portugal considera prioritária para a próxima cimeira ibérica de Viana do Castelo a ligação ferroviaria de alta velocidade Vigo – Oporto – Lisboa

DIEGO CALVO CONHECEU, HOJE, AS PROPOSTAS DA EURORREGIÃO PARA A PRÓXIMA CIMEIRA IBÉRICA, EM VIANA DO CASTELO. 

Foi na visita que realizou, o vice-Presidente segundo da Xunta de Galicia,  esta manhã, em Vigo, à sede do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Galicia – Norte de Portugal. 

Para a Eurorregião é prioritária a ligação ferroviária de alta velocidade  Vigo – Porto – Lisboa, o desenvolvimento, eletrificação e a construção da  saída sul de Vigo. 

Diego Calvo, que esteve acompanhado pelo diretor geral de Relações  Exteriores e com a UE e pela delegada territorial da Junta, em Vigo, interessou-se pelo trabalho da equipa do AECT. 

Vigo, 12 de setembro de 2022. O Vice-Presidente segundo e conselheiro de Presidência,  Justiça e Desporto da Xunta de Galicia, esteve, hoje, em Vigo, na sede do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal, para  reunir-se com o seu Diretor, Nuno Almeida, o Sub-Diretor, Xosé Lago, e o Gerente da  entidade, Alfonso Rubio, que explicaram a Diego Calvo as principais propostas da  Eurorregião para o próxima Cimeira Ibérica de Viana do Castelo, que se vai realizar no  próximo mês de outubro. Nuno Almeida e Diego Calvo esperam que da Cimeira saiam propostas importantes para a ligação ferroviária de alta velocidade Vigo – Porto – 

PUB

Lisboa, o desenvolvimento, modernização e electrificação e a construção da saída sul de  Vigo e na elaboração do Estatuto do trabalhador transfronteiriço entre Espanha e  Portugal, proposto como medida prioritória na Cimeira de Trujillo (Cáceres) de 2021. Diego Calvo esteve acompanhado pelo Diretor Geral de Relações Exteriores e com a UE, Jesús Gamallo, e pela Delegada Territorial da Junta em Vigo, Marta Fernández-Tapias.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

No fim da reunião quis conhecer o trabalho desenvolvido pela equipa técnica do AECT  da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal, que foi a primeira a ser criada na Península  Ibérica em 2010 e a terceira na UE.  

PUB

OS TEMAS ESTRATÉGICOS PARA A PRÓXIMA CIMEIRA IBÉRICA 

Para a Eurorregião é prioritario a ligação de alta velocidade Vigo – Porto – Lisboa. Por isso  o AECT da Eurorregão Galicia – Norte de Portugal espera que na Cimeira Ibérica de Viana  do Castelo surjam desenvolvimentos por parte do governo de Lisboa, na modernizaçãp e electrificação, bem como a construção da saída sul de Vigo. Para além, de garantir que  o atual “Comboio Celta” Vigo – Porto funcione com boas condições de circulação e  frequência. 

Outro dos assuntos estratégicos no qual se esperam desenvolvimentos é na elaboração  do Estatuto do trabalhador Transfronteiriço entre Espanha e Portugal, definido como  medida prioritária na última Cimeira de Trujillo (Cáceres) de 2021, e enquadrada na  Estratégia Comúm de Desenvolvimento Transfronteiriço, que tem como objetivo  melhorar as condições de trabalho e a mobilidade dos traballadores da raia. 

A Eurorregião Galicia – Norte de Portugal, também, considera importante fomentar a  ligação transfronteiriça internacional pela estrada entre o noroeste português e a Galiza,  por Macedo de Cavaleiros, passando por Vinhais até à Gudiña (Ourense). Além, dum  acordo internacional entre os dois países, Portugal e Espanha, para a melhoria da  autoestrada entre Celanova e a fronteira portuguesa e a ampliação para a construção  de uma ciclovia na ponte internacional na Eurocidade Salvaterra – Monção. 

PUB

Os dois apoiam a proposta para que os Presidentes das Comunidades Autónomas  espanholas e das CCDR portuguesas possam participar nas Cimeiras Ibéricas pela sua  relevância na maioria das áreas discutidas. 

 

PUB
  Partilhar este artigo
geral@minhodigital.pt
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas