Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Exonerado Embaixador no Qatar e advogada defensora dos Direitos Humanos sai em defesa do emigrante português

É oficial: O Embaixador de Portugal no Qatar foi exonerado!

Já foi publicado no Diário da República a promolgação assinada por Marcelo Rebelo de Sousa, sob proposta de João Cravinho e António Costa, respectivamente Ministro dos Negócios Estrangeiros e Primeiro Ministro.

Na origem, como o MINHO DIGITAL anunciou em primeira mão e nunca mais largou o tema  https://www.minhodigital.com/news/marques-mendes-comentou-na , esteve a situação, ainda por resolver, de um nosso compatriota que estava a trabalhar na Qatar Airlines na capital Doha. Chamado à administração da companhia aérea, César Ferreira estava acusado de violar regras internas da empresa que o impediam de comentar as condições laborais – o que terá alegadamente feito junto de um colega de trabalho. À saída do gabinete da entidade patronal, o português foi detido pela Polícia do Qatar, tendo ficado preso durante 2 meses. Após a sua libertação, o nosso compatriota tem de aguardar por julgamento, mas entretanto já passaram 6 meses. Tendo pedido apoio junto da Embaixada, dado que se encontrava sem dinheiro, a César Ferreira foi autorizada a utilização de um contentor colocado à entrada da Embaixada, local onde teria de ‘residir’, sem condições higiénicas mínimas num país que, nesta altura, chega a suportar temperaturas a rondar os 40 graus. Privado de passaporte e telemóvel, o emigrante apenas recebe uma refeição por dia e facultada, a título pessoal, por um funcionário da representação portuguesa.

De referir que César Ferreira tem comunicado a sua situação a várias entidades oficiais do nosso país, bem como aos partidos políticos com assento parlamentar e deputados europeus, mas até ao momento apenas Marques Mendes alertou para a situação como Comentador da SIC.

PUB

Radha Stirling, defensora dos Direitos Humanos sai em defesa do trabalhador português

w

Entretanto uma advogada inglesa tornou pública uma posição em defesa de César Ferreira (ver documento ao lado em anexo).

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Radha Stirling é uma das principais defensoras dos Direitos Humanos, gerente de crise e consultora de políticas, com foco nos Emirados Árabes Unidos e no Oriente Médio em geral. Ela é a fundadora e CEO da organização britânica Detained in Dubai e suas subsidiárias (que ajudaram milhares de vítimas de injustiça nos últimos dez anos).

Em 2010, ela expandiu o seu trabalho para incluir países da região do Golfo e lidar com casos civis e criminais. Ela forneceu depoimentos de testemunhas especializadas em vários casos de extradição e arbitragem de alto nível, enquanto fazia lobby pela reforma da Interpol.

PUB

Stirling aparece frequentemente nos media internacionais para discutir Direitos Humanos e questões legais no Oriente Médio. Recentemente, ela dirigiu-se às Nações Unidas e trabalhou em estreita colaboração com a Human Rights Watch e a Amnistia Internacional.

 As suas campanhas junto da comunicação social e trabalho legal influenciaram a libertação de inúmeros prisioneiros de alto perfil nos Emirados Árabes Unidos, principalmente David Oliver, Richard Lau, Ellie Holman, Matt Joyce e Marcus Lee, Safi Qurashi, Scott Richards, Conrad Clitheroe, Gary Cooper, Farzan Athari, Billy Barclay, Jamie Harron, Laleh Shahravesh e André Gauthier.  Radha Stirling trabalhou ainda a nível parlamentar e em estreita colaboração com senadores e deputados. O seu trabalho no Parlamento australiano garantiu que disposições para proteger os cidadãos contra violações de direitos humanos fossem incluídas em seu tratado de extradição com os Emirados Árabes Unidos.

Desde a fundação da Detained in Dubai em 2008, ela ocupou vários cargos seniores em escritórios de advocacia no Oriente Médio e foi mais recentemente descrita pelo Daily Beast como executando “uma campanha de relações públicas extraordinariamente inteligente – e convincente – ostensivamente projetada para libertar a[ Princesa Latifa ] “.

PUB
PUB
  Partilhar este artigo
geral@minhodigital.pt
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas