O núcleo de Viana do Castelo do Arquivo EPHEMERA, de José Pacheco Pereira vai, na linha da sua política de exposições nesta cidade, apresentar a exposição Papéis da Luta peça Liberdade. Presos Políticos de Viana do Castelo que poderá ser vista em Viana do Castelo, de 5 a 27 de outubro, no espaço dos Antigos Paços do Concelho, na Praça da República, diariamente, das 10 às 17 horas, com inauguração no dia 4 de outubro, pelas 18 horas, com a presença de José Pacheco Pereira.
Integrando-se no Programa Comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril em Viana do Castelo, esta exposição integra documentos focados em 35 presos políticos vianenses e estruturada a partir do espólio do Dr. António Feio Ribeiro da Silva que, em boa hora, foi doado pela filha ao Arquivo Municipal de Viana do Castelo. A documentação exposta foi completada com importantes contributos que chegaram de várias pessoas. Realizou-se, ainda, uma pesquisa no Arquivo Nacional – Torre do Tombo, que permitiu o acesso às fichas dos presos políticos que nasceram ou viveram em Viana do Castelo no período do Estado Novo, autorizando a sua publicação.
Os 35 nomes escolhidos para esta mostra foram retirados de uma lista de centenas de nomes, selecionados, tendo em conta as referências que a eles eram feitas, as participações, os processos, os requerimentos, a correspondência trocada, nesse espólio. Contou esta exposição com o inestimável apoio de quem trabalha no Arquivo Municipal, bem como da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Haverá visitas guiadas à Exposição para as Escolas, segundo calendário próprio, para todos os ciclos, em datas a marcar, com a duração de cerca de uma hora, limitadas a uma turma por sessão.
PUBEntretanto, serão organizadas nos dias 12 e 19 de outubro (sábados), pelas às 11 horas, visitas guiadas por voluntários do EPHEMERA para o público em geral (25 participantes), mediante inscrição prévia, no local ou para ephemeraviana@gmail.com.
GOSTA DESTE CONTEÚDO?
- Não se esqueça de subscrever a nossa newsletter!
