Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Exposição Nadir Afonso em Viana do Castelo | Viagens- Existir

Por: Luísa Quintela (Médica)

 

PUB

No dia 3 de Março, às 19 horas, inaugurou-se em Viana do Castelo, no 1º andar dos Paços de Concelho, na Praça da República, uma Exposição de Nadir Afonso. A Exposição decorrerá até 26 de Março (domingo).

 

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

As aguarelas e desenhos de Nadir confabulam um mundo poético, em desconstrução, e de interligação de cidades e espaços, pelo mundo fora, com predominância pelo Porto, Marraquexe, Florença, Paris, Havana.

Alguns destes quadros quase nunca expostos em qualquer outro lugar, vêm pela primeira vez a Viana, na que é a primeira exposição individual, nesta cidade, do Artista.

PUB

 

Presente, na abertura, Laura Afonso, esposa do artista, falou-nos da criação que envolvia Nadir, do seu percurso, destes quadros datados entre os anos 20 e 50 do sec XX.

Homem singular, Nadir, atravessa o séc XX, e parte do XXI. Nascido em Chaves em 4 de Dezembro de 1920, morre em Cascais, em 11 de Dezembro  de 2013.

PUB

Arquitecto de formação, privou com grandes nomes da Arquitectura, mas a sua paixão sempre foi a pintura. Abandonando a arquitectura a sua dedicação e paixão fluiu pela pintura. Contudo a filosofia a matemática, o tempo, sempre constituíram reflexões e momentos de investigação importantes, traduzidos em livro. “Arquiteto, Pintor, pensador português”, Nadir viajou e trabalhou pelo mundo fora,  (entre outros Paris e Nova Iorque) relacionando-se com os grandes criadores da época, sem perder nunca a sua originalidade. Traduzido em várias línguas, com exposições  nos mais diversos cantos do mundo, homenageado a nível nacional e internacional, esta é uma Exposição que não se deve deixar perder de ser vista. 

 

Trata-se de uma Organização conjunta do Centro Cultural do Alto Minho e da Câmara Municipal de Viana do Castelo. 

 

PUB

Ao longo destes dias a Exposição tem vindo a ser muito visitada. Sendo relevante salientar que  grupos de alunos, de escolas secundárias do concelho,  acompanhados pelos seus professores, interessados em proporcionar fruição artística, têm afluído à Exposição para observar  a arte do Mestre. Sempre que possível, do CCAM, a Prof./Artista Plástica Cristina Bastardo tem vindo a acompanhar estes grupos de alunos na abordagem, e  comentando  a Exposição  

 

Parte desta exposição passará para a Galeria da Fundação Caixa Agrícola, no inicio de Abril, e aí permanecerá até 30 de Abril, associando livros escritos por Nadir Afonso, e um filme da   RTP, com uma extensa entrevista  ao pintor..

 

Não deixe de visitar a Exposição agora e depois!

 

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas