Exposição no Museu Rural de Ponte de Lima

O “SAMIGUEL DE CABAÇOS”, a convite do Papa Francisco, viveu o “Ano da Oração”.

E agora leva um convite a todos os que passam em Ponte de Lima no Centro de Interpretação do Território…

Cada ano há uma temática que guia a formação e a meditação dos agentes pastorais na Paróquia de S. Miguel de Cabaços, que vai ter o seu momento mais visível nas festividades do Padroeiro, no mês de setembro.

O tema das festas de 2024 foi dado pelo Papa Francisco, pois, tendo ele promulgado o “Ano da Oração”, a ser vivido entre janeiro e dezembro, a Comunidade Paroquial optou por adoptar esse tema. Em assembleia paroquial ficou decidido pelas zeladoras dos altares que, dentro dessa temática, a ornamentação dos altares espelharia “locais de oração” e peregrinação que nos são familiares, excepto o altar mor: na tribuna da Igreja estaria representada a imagem do Protetor da cidade de Kiev, capital da Ucrânia, pois, sendo “ano da oração”, rezaríamos de um modo ainda mais intenso e urgente pela paz: no lugar de honra do templo ficou a imagem do Arcanjo Protetor de Kiev, S. Miguel: o mesmo de Cabaços!

PUB

Além dos lugares e santuários de longe ou de perto onde vamos orar, quisemos apresentar também a própria Igreja Paroquial de S. Miguel de Cabaços como um local de peregrinação onde se pede aos Céus a paz, por intermédio de S. Miguel de Cabaços e de Kiev. Através da oração ao Padroeiro, Cabaços abraça a capital da martirizada Ucrânia.

Nos altares laterais estiveram representados locais que nos são familiares: a Senhora da Paz (Ponte da Barca), o Bom Jesus de Braga, o santuário diocesano do Coração de Jesus (Santa Luzia, Viana), a Senhora Aparecida (Balugães), a Senhora do Alívio (Vila Verde), o S. João de Arga (Caminha) e a Igreja Matriz de Ponte de Lima, onde o povo das feiras novas louva a Senhora das Dores.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Todos estes e mais “cestos de S. Miguel” de vários anos (representando os imensos que foram feios ao longo de 25 anos de festas) estarão patentes no Centro de Interpretação do Território de Ponte de Lima, numa exposição que terá a sua abertura no sábado, dia 23 de novembro, às 15:30. Nesse momento o Povo de Cabaços leva um pouco da alma à vila para partilhar com a multidão que por lá passará até ao dia 23 de fevereiro de 2025. Na abertura, além da visita guiada e dos discursos, haverá também o povo trajado à moda típica de Cabaços com os seus cantares tradicionais, mas também com a partilha das merendas típicas dos trabalhos do campo.

PUB
PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

Junte-se a nós todas as semanas