Fadista Marco Rodrigues em Prozelo

Fadista Marco Rodrigues

O espetáculo musical “Terra da Minha Gente”, do fadista Marco Rodrigues, transformou-se numa noite única e inesquecível para todos os presentes, a começar pelo próprio fadista, que teve a oportunidade de rever várias caras conhecidas da sua infância/adolescência, dada a sua estreita ligação com a freguesia de Prozelo.

Marco Rodrigues mudou-se para Prozelo quando tinha 8 anos onde fez toda a sua educação primária, além de aprender a tocar os seus primeiros acordes e ensinamentos musicais. 

O concerto decorreu de forma perfeita. O público aplaudiu e cantou efusivamente as canções de Marco Rodrigues, acompanhado pelos seus músicos, vários artistas locais (Milay Lagarto, Nuno Mokuna, Zé Mokuna, Jorge Nande, Filipe Carvalho, Pedro Pinto, Aurora Cunha, Luís Carvalhoso, Luís Rocha), que partilharam o palco e fizeram parte do crescimento musical do fadista, entre eles o seu pai, o cantor de música popular Carlos Rodrigues, para além de um coro juvenil da Conservatória de Música e Dança de Arcos de Valdevez. 

Durante o espetáculo ainda houve ocasião para um momento muito especial com a subida ao palco da professora primária Ilda, com uma dedicatória poética, que o fadista improvisou e adaptou para uma canção em direto e da primeira professora de música Maria do Céu, que também escreveu uns versos dedicados ao fadista, e que naturalmente o deixaram emocionado. 

A constante reação e interação do público, fez perceber a razão pela qual o fadista Marco Rodrigues é considerado um “filho da terra”.

Antes do espetáculo musical, Marco Rodrigues ainda participou numa conversa com crianças sobre a música, o seu percurso musical e as recordações da infância e da adolescência que passou na freguesia.A conversa decorreu na sede da junta, que antigamente era a escola primária e onde o músico fez parte do seu percurso escolar.

No final da conversa foi inaugurado um painel de azulejos na Fonte da Breia, com a adaptação do refrão da música “Homem do Saldanha”, do próprio fadista Marco Rodrigues. 

A Junta de Freguesia de Prozelo aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os parceiros (Município, Paróquia, ACRAP, Rancho Folclórico), patrocinadores, músicos, técnicos e às pessoas que colaboraram para este evento, pois sem eles nada seria possível, para além de um agradecimento especial a todos os espetadores que esgotaram por completo o recinto. 

  Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nuvem do Minho
geral@minhodigital.pt
  Partilhar este artigo
📌 Mais dos Arcos

Amorzito - a maior comunidade de encontros, relacionamento e namoro na língua portuguesa