Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Faleceu Germano Cerqueira

Germano Carlos de Amorim Cerqueira, mais conhecido por Dr. Germano, nasceu a 5 de Fevereiro de 1941, no Hospital de São José em Arcos de Valdevez, na rua que viria a ter o nome do seu saudoso avô, Dr. Germano Amorim.

Filho de Maria Albertina de Araújo Amorim e de Joaquim Carlos da Cunha Cerqueira, mais conhecido por Dr. Cerqueira, médico de profissão e que igualmente se notabilizou como político, principalmente no exercício do cargo de presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez.

Concluiu os seus estudos liceais em Arcos de Valdevez e seguidamente viria a licenciar-se na Faculdade de Medicina do Porto no ano de 1968. Cumpriu serviço militar obrigatório numa injusta e indesejada guerra no Ultramar até 1971. Chegado a Angola e sabendo a PIDE, por delação ainda não apurada, da participação activa como apoiante da candidatura do General Humberto Delgado, foi prestar serviço nos complexos territórios de Cabinda e Ambriz. Regressado a Portugal, entrou na especialidade de cirurgia no Hospital de Santo António, no Porto. Em 1974, foi trabalhar para o Hospital de Braga, onde foi Chefe de Serviço, Director de Serviço de Cirurgia e, em 1982 chegou ao cargo de Presidente do Conselho do Hospital de S. Marcos em Braga. Exerceu este cargo durante catorze anos, conseguindo que o Hospital de Braga se notabilizasse como de referência a nível nacional, nas quais implementou variadíssimas reformas e medidas tendentes à humanização e melhoria dos serviços e tratamentos inovadores ao nível cirúrgico. Quando deixou o Hospital, já tinha logrado autorização do Ministério para a construção do Novo Hospital de Braga que hoje é uma realidade. Exerceu ainda funções de Director do Hospital da Misericórdia de Vila Verde durante vários anos, além de que manteve consultório aberto em Arcos de Valdevez e em Braga, onde ficou conhecido pelo seu sentido altruísta e humanitário na ligação aos seus pacientes que em muito lhe reconhecem esse inestimável papel.

w

PUB

Cidadão atento e politicamente activo, influenciado pelo meio familiar onde foi criado, cedo se notabilizou pela argúcia mental e distinta capacidade intelectual, vindo no seu percurso a exercer cargos de relevância. Militante de longa data do Partido Social Democrata foi nos idos anos de 1983 que se candidatou à Comissão Política Distrital deste partido e onde viria a ser acusado por outros militantes de ter sido outrora membro do Partido Comunista Português, o que viria a ditar-lhe uma polémica derrota. Foi contudo eleito Presidente da Assembleia Municipal de Arcos de Valdevez no mandato de 1983-1985. No ano de 1997, candidatou-se à Câmara de Braga pelo PSD contra o então presidente em exercício, o Eng. Mesquita Machado, tendo sido eleito vereador e assim exercido esse cargo até ao final desse mandato. Distinto cidadão arcuense que viveu parte da sua vida como bracarense, partiu ainda cedo.  Cidadão exemplar e muitas vezes polémico, mas, frontal, inamovível face às suas convicções e incorruptível, que se destacou acima de tudo pelas suas qualidades humanas. Faleceu a 31 de Junho de 2022. Arcos de Valdevez e Braga choram assim sentidamente a sua morte.

w

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

O MINHO DIGITAL apresenta sentidas condolências à conceituada Família.

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais dos Arcos
PUB

Junte-se a nós todas as semanas