Fechou no dia 31 Agosto em Viana, o serviço de apoio aos imigrantes

Imigrantes sem apoios

Fechou o Centro Local de Apoio à Integração dos Imigrantes , o Claii, que funcionou na sede da Cáritas, edifício da Cúria, na rua Bartolomeu dos Mártires. 

Foi durante mais de dez anos a casa dos residentes de origem estrangeira, dos europeus e dos países terceiros, como agora se diz, onde uma técnica estava adstrita ao acolhimento, aconselhamento e orientação aos que procuravam este serviço.  

Ali se organizava também um conjunto de atividades sobre as matérias das migrações, com realização de formações, bibliotecas humanas, sessões de esclarecimento nas escolas e naturalmente a sua vocação primeira: o apoio aos imigrantes, nos assuntos do trabalho, da residência em Portugal, da educação, da aprendizagem do português e dos encontros entre  várias nacionalidades.

Participou ativamente na elaboração do Plano municipal de integração que agora começou a sua implementação até 2017.

PUB

Foi um serviço em parceria entre a Diocese (via Cáritas) e o Alto Comissariado das Migrações, que agora cortou o financiamento contribuindo ao encerramento deste serviço – mais um que fecha em Viana, empobrecendo os apoios aos mais necessitados.

A Dra. Ana Costa foi a sua ilustre coordenadora e o seu trabalho tem granjeado inúmeros elogios, agradecimentos e citado a nível nacional  como exemplo de serviço de relevante interesse social e cultural.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Deixámos fechar a mais dinâmica instituição nesta área do apoio aos imigrantes e aos refugiados, hoje uma população que vamos acolher em maior número, como é sabido.

Perante a necessidade de manter este tipo de serviço de apoio, o Estado fecha e não cria alternativa, deixando os imigrantes à sua sorte, revelando um verdadeiro retrocesso nesta matéria, aacrescida de uma preocupação dos decisores locais e distritais para criarem uma solução de continuidade e tirar partido de uma experiência que não pode morrer.

PUB
PUB
  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas