Certame, realizado no passado fim de semana, juntou muitos comerciantes de gado e materiais ligados à atividade agrícola e pecuária, proporcionando atividades como feira do garrano, concurso de gado e corridas de cavalos. Paulo Esteves agradeceu a coragem, empenho e voluntarismo da organização na promoção de um certame que traz memórias ancestrais e gera mais-valias económicas.
No passado fim de semana, realizou-se mais uma Feira Tradicional Interfreguesias de Portela de Alvite. A décima primeira consecutiva. Mais uma vez, com organização da Associação de Desenvolvimento Integrado de Portela de Alvite e apoio das juntas de freguesia de Merufe, concelho de Monção, e Sistelo, concelho de Arcos de Valdevez.
Realizando-se no recinto da feira do gado, o certame dedicado ao mundo rural foi inaugurado ao final da manhã de sábado com as presenças, entre vários representantes políticos e associativos dos dois concelhos, do Vereador das Atividades Socioculturais, Paulo Esteves, e do Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves.
Paulo Esteves considerou que “a promoção do mundo rural e a defesa das tradições e costumes é algo em que os políticos devem apostar e valorizar”, realçando que “esta feira é um bom exemplo daquilo que deve ser feito para a concretização desse desafio”.
GOSTA DESTE CONTEÚDO?
- Não se esqueça de subscrever a nossa newsletter!
“Por isso, quero louvar a iniciativa e endereçar parabéns à organização pela coragem, pelo empenho e pelo voluntarismo em manterem acesa a chama do mundo rural. Bem hajam por reavivar a memória coletiva deste povo orgulhoso da sua história e das suas vivências” adiantou.
O autarca reafirmou o propósito do município em fortalecer as potencialidades locais, sublinhando a aposta feita na defesa dos rios, na requalificação de zonas de lazer, no apoio à realização de feira temáticas e no melhoramento de espaços com história situados nas freguesias.
Sintetizou: “A nossa intenção é clara. Valorizar o mundo rural como espaço vocacionado para o turismo mas também para a fixação de pessoas. O nosso objetivo é constante. Fazer de cada uma das 24 freguesias do nosso concelho, locais atrativos para visitar, residir e investir”.
A XI Feira Tradicional Interfreguesias de Portela de Alvite compreendeu feira do garrano, concurso de gado, corridas de cavalos, encontro de folclore, cantadores ao desafio, atuação de ranchos folclóricos e concentração de grupos de bombos. Nestes dias, Portela de Alvite encheu-se de expositores com material agrícola, tasquinhas com petiscos tradicionais e vinhos da região.