‘Feira do 27’ regressa 40 anos depois!

Mulheres trajando á moda antiga

No passado dia 27 de Junho, a Valinha – União de Freguesias de Ceivães e Badim, acolheu, a recriação de uma das feiras que outrora fazia parte do roteiro de feiras mensais de Monção.

A iniciativa foi da União de Freguesias de Ceivães e Badim e da Associação de Jovens de Ceivães.

No momento protocolar, Carlos Vilarinho, Presidente da União de freguesias salientou o esforço e empenho em recriar a ‘Feira do 27’, que muita tradição tinha. Segundo o autarca, as pessoas falavam constantemente na feira, até que o desafio surgiu.

Aproveitou a ocasião, ainda, para pedir ao Deputado e Vice-presidente da Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar na Assembleia da República, Jorge Fão, que interviesse, criando melhores condições para reactivar estas feiras, justificando que muitas acabam por excesso de burocracias e complicações.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Por sua vez, Carlos Certal, da Associação de Jovens de Ceivães, salientou o facto da importância de articulação entre as duas entidades e que esta parceria foi uma de muitas, disponibilizando a Associação para fazer ainda mais, quer com a União de Freguesias, quer pela população.

Augusto Domingues, referiu a dinamização do Vale do Mouro, primeiro com a Feira Agrícola, depois a Feira do Vinho Tinto e agora a Feira do 27. Incentivou a organização e  garantiu mais apoio da autarquia para o próximo ano, para a realização de mais uma feira do 27.

A finalizar o protocolo, o deputado Jorge Fão agradeceu o convite e elogiou toda a organização e a forma de como a Feira estava organizada, incluindo o desafio da Junta de Segude à sua população ao pedir para se trajarem à moda antiga.

A Feira, contou com 65 Vacas, ovelhas, aves, hortaliças e outros produtos agrícolas, cavalos e mais 25 standes, com madeiras, rações, fumeiro, as roscas típicas, mel, artesanato e bijuteria, ouro entre outras actividades incluídas nesta iniciativa

A animação ficou durante a tarde a cargo do Grupo Cantares do Alvarinho, Bombolásticos de Segude, Rancho Folclórico “Os Amigos de Longos Vales, Rancho Folclórico da Casa do Povo de Barbeita e do Rancho Folclórico Santa Maria de Moreira.

Tempo ainda, ao final da tarde para o Grupo de Concertinas “Os Magníficos” e à noite o Melmusic.

 

  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
marcioteixeiraferreira1@gmail.com
  Partilhar este artigo

Junte-se a nós todas as semanas