Feira do Alvarinho movimenta um milhão de euros

'Movida' do alvarinho

No último fim-de-semana Monção foi o centro do Alto Minho. Por cá passaram mais de 100 mil pessoas. A Feira do Alvarinho decorreu de 03 a 05 de Junho e segundo dados oficiais movimentou um milhão de euros com negócios diretos no certame e indiretos na hotelaria, restauração e cafetarias.
A autarquia falava de 8 mil pessoas, contudo estas foram superadas, tendo passado pelo recinto da feira cerca de 100 mil pessoas de todas as idades e várias nacionalidades. Muitos eram os jovens que permaneceram no recinto a dançar ao som de Álvaro Costa, Isabel Figueira e Fernando Alvim.
Portugueses, espanhóis, franceses e ingleses apreciavam o vinho, petiscaram nas tascas tradicionais e participaram nas degustações vínicas e gastronómicas.
Em termos de volume de negócios, os números são igualmente agradáveis. A autarquia apontava para um valor superior a meio milhão de euros, contudo, face ao sucesso do certame resultante de um maior número de visitantes, é muito provável que se tenha aproximado de 1 milhão de euros.
Neste valor consideram-se as vendas diretas no certame (produtores de alvarinho, tasquinhas, doçaria, artesanato…) bem como toda a dinamização económica envolvente decorrente da quantidade de pessoas que comeram, dormiram e compraram no concelho de Monção durante o fim de semana.
O autarca local, Augusto de Oliveira Domingues, regozija-se com o resultado final e sublinha o que já havia referido na sessão de abertura: “Afirmo, sem cair em bairrismos exagerados, que a Feira do Alvarinho de Monção é uma das mais visitadas e importantes do país no segmento dos vinhos”.
Acrescentou: “Dou os parabéns a todos. Organização, produtores, patrocinadores, expositores, grupos populares. Todos contribuíram para a consolidação e prestígio da feira. O sucesso é plural. Tanto no número de visitantes como no volume de negócios. Quero partilhar esta enorme satisfação convosco”.
A Feira do Alvarinho contou com a presença de mais de uma centena de expositores, apostou na promoção e comercialização do vinho Alvarinho de Monção e Melgaço, e apresentou provas comentadas e demonstrações culinárias moderadas por José Silva, conceituado crítico de vinhos e gastronomia.
A animação esteve a cargo de grupos populares e animadores conhecidos do grande público: Álvaro Costa, Fernando Alvim e Isabel Figueira. Nesta edição, foi lançada uma aplicação móvel para smartphones com toda a informação sobre a feira (programa, produtores, alojamento, restauração, informações uteis…)
O certame “entrou” na agenda governamental, tendo sido visitado por dois membros do governo. Na inauguração do evento, sexta-feira, pelas 17h00, marcou presença o Secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito. No sábado, pelas 16h00, a feira foi visitada pelo Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Luis Campos Ferreira.

Fotos: Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Monção

PUB
  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas