O concelho de Paredes de Coura recebe este fim de semana, dias 6 e 7 de Junho a Festa da Truta. A iniciativa que pretende essencialmente promover os produtos da terra valorizando o que o rio Coura tem de excelência, a truta, conta com a adesão de vários restaurantes da terra.
PUB
A alvorada faz-se no sábado às 8 horas com um convívio de pesca, na Praia Fluvial do Tabuão, organizado pela Associação de Caça e Pesca de Paredes de Coura. Às 12 horas, no Largo Hintze Ribeiro, abrem os restaurantes aderentes para o almoço. A animação musical começa por volta das 13.30 horas com a atuação das concertinas. Do programa consta, ainda, um Showcooking, a partir das 16.30 horas subordinado ao tema. “A Truta, um produto de excelência”. Os restaurantes voltam a abrir as portas por volta das 19.30 horas e os Dead Combo (banda portuguesa) sobem ao palco a partir das 22 horas.
O segundo dia do certame inaugura às 12 horas com a abertura dos restaurantes para o almoço. A tarde está destinada ao espetáculo do grupo de música Robustina Afonsina, uma banda de música tradicional portuguesa.
GOSTA DESTE CONTEÚDO?
- Não se esqueça de subscrever a nossa newsletter!
O certame tem tudo para ser um êxito não fosse a truta do rio Coura uma iguaria há muito conhecida e divulgada, até, na literatura portuguesa pela mão de Aquilino Ribeiro:
PUB
(…) em Paredes de Coura e à hora de almoço vêm para a mesa as trutas do rio Coura, o rio mais truteiro do universo, diz ele, azeitonas e bogas de escabeche, pão de milho e as demoradas conversas dos amigos que se encontram outra vez” in a Casa Grande de Romarigães.