Festa de São Frutuoso, fundador do Mosteiro de S. João d’ Arga

Mosteiro de S. João d' Arga

S. Frutuoso

Frutuoso nasceu na região de Bierzo, província de León, de família real visigoda, nos primeiros anos do século VII (600-610). Após o falecimento dos pais, dirigiu-se a Palência para se formar na escola do bispo Conâncio. Regressou depois ao Bierzo, onde se dedicou ao ascetismo anacorético.

Pressionado por muitos dos seus seguidores, fundou entre 639 e 642, o seu primeiro mosteiro, o de Compludo. A este seguir-se-ão muitos outros na Galécia. Uma tradição coloca o nosso Mosteiro de S. João d’ Arga entre os fundados pelo autor da “Regula Monachorum”.

 

 Dia de S. Frutuoso

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

No seu dia litúrgico, 5 de Dezembro (na Arquidiocese de Braga é celebrado a 19 de Outubro), a Paróquia de S. João de Arga, no arciprestado de Caminha, celebra a Eucaristia na Igreja Paroquial, às 08:00.

 

 Festa do Fundador da “casa”

No dia seguinte, no mosteiro medieval, às 14:30 é construído o presépio, representando a casa onde Jesus Cristo nascerá no Natal. É também um compromisso das gentes de hoje de reservarem espaço para Deus, já que em Belém de há 2000 anos “não havia lugar para eles”. É um dos actos da festa do fundador desta “casa de Deus” na Serra de Arga: edificar uma casa para Jesus nascer.

 

 Presépio do Mosteiro

Celebrada a Eucaristia e faz-se a inauguração do presépio no Mosteiro com algumas características próprias: o presépio espelhará um pouco o ambiente em que está implantado o mosteiro: as grandes penedias, os vários lugares do santuário, ribeiros…

 

 Convívio frutuoso

Na cozinha do “mosteiro” os peregrinos e devotos de S. João d’ Arga e S. Frutuoso poderão, nesta tarde de inverno, ser alimentados com uma frutuosa merenda: sopa do ladrão, rabanada frutuosa e vinho quente. Durante este “tempo bem passado” são cantadas as modinhas serranas. Após o convívio e, lavada a loiça, é altura de descer a serra.

(ver anexos)

Após as obras de restauração do Mosteiro de S. João d’ Arga (2015)

  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
jornalminhodigital@gmail.com
  Partilhar este artigo

Junte-se a nós todas as semanas