A Festa do Vinho Verde e dos Produtos Regionais de Ponte de Lima, agendada para o fim de semana de 12 a 14 de junho, prepara-se para superar novamente as expetativas, face os êxitos alcançados ao longo da sua longa história. A presente edição, XXVI mantém a aposta que a tem diferenciado, ao promover e divulgar o afamado vinho verde e os melhores sabores que compõem a cozinha regional.
Organizada em conjunto entre o Município de Ponte de Lima, a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima e a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima do Instituto Politécnico de Viana Castelo, a edição deste ano reforça a mostra de Produtos Regionais, típicos do concelho, como os Enchidos e Fumados, que aliados à confeção tradicional, contribui para a promoção dos sabores tradicionais, bem como o Concurso de Vinhos Verdes de Ponte de Lima, dirigido a produtores, garrafeiras, engarrafadores e distribuidores.
Ao nível da animação, o programa contempla artistas de cartaz, como os Clã e o ZéZé Fernandes.
A noite de sexta feira, dia 12, contará com a atuação e irreverencia do cantor popular ZéZé Fernandes. As músicas tradicionais cantadas e interpretadas por este cantor popular prometem animar a 1ª noite da Festa do Vinho Verde. A noite termina com os djs Bons Rapazes – Miguel Quintão e Álvaro Costa.
No sábado, 13 de junho, os sons dos Clã invadem o palco da Expolima. Esta banda de pop rock, fundada em 1992, já editou 7 álbuns. Foi banda revelação em 1997 e continua no top das bandas portuguesas, incluindo na sua tournée esta passagem pela Festa do Vinho de Ponte de Lima, no dia 13 de junho.
A música tradicional marca também presença nesta edição da Festa do Vinho Verde com um festival de Folclore no domingo à tarde, 14 de junho, com os seguintes grupos: Grupo Cultural e Recreativo de Danças e Cantares de Ponte de Lima, Rancho Folclórico da Casa do Concelho de Ponte de Lima (Lisboa), Asóciación Obradoiro Volandeira de Cambados (Galiza) e o Grupo Folclórico de Cidacos (Oliveira de Azeméis).