Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Festa em S. João d’ Arga, Caminha

Capela de S. João d' Arga

Das três finalidades que a Teologia determina para a Igreja, a saber: a evangelização, a catequese e a liturgia, a primeira inicia-se naturalmente, no ambiente do lar, dada a profunda vivência de fé das gentes da Serra de Arga.

E a Romaria está à porta …

Esta evangelização é feita sistematicamente nas celebrações dominicais pelo pároco, nas novenas e festas religiosas pelos pregadores e nas meditações do rosário. A catequese sempre mereceu um empenho e um cuidado especial. Todos os domingos, ao longo dos anos, houve catequese ministrada pelos catequistas e pelo pároco. A liturgia, como a expressão comunitária da fé, ocupou sempre um lugar de destaque na vida religiosa dos arguenses. A começar pela ornamentação do altar, sob a responsabilidade de senhoras e moças que se revezam semanalmente. De preferência com as flores dos campos e dos jardins cultivados nas casas. As toalhas de crochê, feitas por uma geração de artistas, sempre estão a adornar o altar. São ainda admiráveis os bordados que ornamentam as cortinas do tabernáculo. Tudo feito no silêncio, quase anonimamente.

Merece, ainda, lembrança especial, o grupo coral. Constituído de amadores, em nenhum momento deixou de contribuir para o esplendor da celebração litúrgica. São conhecidos de todos os esforços e a dedicação que se exigem para a manutenção de um coral. Horas intermináveis de ensaio, tiradas do lazer e do descanso. Geralmente, às noites, ou nos domingos e feriados.

PUB

A Paróquia de S. João de Arga celebra e respeita todas as festas do calendário litúrgico, mas privilegia de um modo muito especial as Festas de Natal e Páscoa. No Natal brilha a ornamentação do presépio na igreja os cantares típicos desta quadra. A Páscoa, preparada pela Quaresma, é marcada com a visita pascal.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Contudo, o ponto mais elevado da festa, cultura e trabalho do povo da Paróquia de S. João de Arga dá-se na Festa do Padroeiro: S. João Baptista. Seguindo o calendário católico, a festa do nascimento do Percursor é a 24 de Junho, conhecida na zona como “Festa de S. João das Cerejas” e a grande romaria do S. João de Arga, a 29 de Agosto que, no calendário católico, celebra o martírio do Baptista. Esta é a festa grande. 

PUB
PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas