Festas de Coura animam a vila

Cartaz das Festas

Já estão a  decorrer, desde o passado dia 2, as tradicionais Festas do Concelho de Paredes de Coura. A vila encontra-se com uma movimentação comum ao mês que atravessamos, muita gente, muitos emigrantes e uma agenda cultural cheia.

Do programa das festas destaca-se a Arruada de Grupos de Bombos e Zés P`reiras de Paredes de Coura:Figueiras na Rua, de Rubiães, e Amigos da Música, de S. Martinho de Coura. Para as 12 horas está marcada a habitual concentração dos grupos de Música, no Largo Visconde de Moselos.que percorrerão as ruas da vila com a sua animação até às 19 horas. A animação nocturna estará a cargo da prata da casa com o grupo HugoBand, de Paredes de Coura, no Largo 5 de Outubro.Amanhã,a  vila acolrdará coma  habitual arruada de bombos e zés`Preiras que voltarão a percorrer as ruas e às 14 horas terá início a actuação da Banda de Música de Melres e Banda Nova de Fermentelos, no Largo Visconde de Moselos.

O cortejo etnográfico, um dos pontos altos destas celebrações está marcado para as 16 horas. segue-se a missa vespertina com sermão a S. António, na igreja matriz, às 19 horas.Para as 21.30 horas está marcada a actuação das bandas de música. O Grupo Inpacte, de Vila Real, anima a noite até de madrugada. Para a 1 hora da manhã está,a inda, prevista uma sessão de fogo de artífício.

Para domingo, às 9.15 horas está prevista a entrada da banda de música de Riba de Ave, seguindo-se a missa solene e sermão em honra de N. Srª das Dores. À s 16 horas entra a fanfarra da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila das Aves.A imponente procissão sai por volta das 17.30 horas.Para as 21.30 horas está agendado o festival nacional de folclore que conta com a participação dos grupos: Rancho Folclórico Mira-Serra de Louções- Turquel, Os Camponeses Minhotos, de Valença; Alegria portuguesa de Gironde-Cenon e Rancho Camponês de Bico, de Paredes de Coura, no Largo Hintz Ribeiro.A Orquestra Norwest toca a partir das 21.30, no Largo 5 de Outubro. Para a 1 hora da manhã está marcada nov dia do Concelho partida de fogo.

Para o último dia das festas e feriado municipal  destaca-se, às 10.30 horas,a  missa comemorativa dos combates da travanca,em honra de S. Lourenço, em Cerdeira, Cunha.Às 17.30 horas decorrerá a sessão evocativa do dia do Concelho, no Salão Nobre dos Paços do Município. Ás 22 horas o fado fará-se-à ouvir pela voz de Ricardo Ribeiro, no escadório da igreja do espírito Santo.

Dias de muita animação, a não perder, em Paredes de Coura!

GOSTA DESTE CONTEÚDO?
  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
carlavieiraster@gmail.com
  Partilhar este artigo
📌 Mais do Coura

Junte-se a nós todas as semanas