m 2016, o Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, evento distinguido com o título Garden Tourism awards – prémio internacional atribuído a organizações mundiais, que se destacam no desenvolvimento e promoção dos jardins enquanto atração turística, será representado por 8 nacionalidades diferentes, que irão compor a 12ª edição deste certame.
O conceituado Festival Internacional de Jardins, continua a ser uma forte referência ao nível da inovação e da natureza. Todos os anos, é selecionado um tema e são escolhidos os autores daqueles que serão os jardins apresentados a público. A beleza destes jardins está na variedade cultural que representam, na forma como várias pessoas, completamente diferentes, olham para determinado tema e o representam em forma de um moderno e surpreendente jardim.
Assim, o tema do próximo ano “Jardins do Conhecimento” recebeu 34 candidaturas oriundas de 11 países, com o maior número de propostas nacionais (13), seguindo-se a vizinha Espanha e Áustria com 5; Brasil, Itália e França, 2 propostas cada, e as restantes, com uma cada, são provenientes da Inglaterra, Republica Checa, Suíça, Alemanha e Polónia.
Mantendo a sua originalidade e inovação, o Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, visa despertar a criatividade e a imaginação de quem o visita, sendo um verdadeiro ponto turístico, atraindo, progressivamente um maior número de visitantes.
GOSTA DESTE CONTEÚDO?
- Não se esqueça de subscrever a nossa newsletter!
Para 2016 as propostas selecionadas pelo júri são as seguintes:
Into the Light – Universidade de Boku – Valentina Macchi, Francesca Poloni, Sophie Thiel e Roland Wuck – Áustria
Garden’s Numbers – Matteo Veronese e Martina Mangolini – Itália
DNA – Universidade de Mendel – Sebastian Loder – República Checa
A Célula – Cristina Calheiros e Maria Luís Antas de Barros – Portugal
Conhecimento Exportado – Mónica Gandra, Paulo de Carvalho e Tiago Ferreira – Portugal
Connecting Knowledge- Cristina Cuevas, Julia Lanza e Danilo Guerra- Espanha
Mundo Claustrum – Instituto S.João de Deus – Casa de Saúde S. José e Aroma do Vale – Portugal
96 Percent – Les Beker – Inglaterra
Homenagem ás Árvores – Vanda Aranha, Fabio A. da Silveira, Leando Lattes e Florencia Grassi – Brasil Nucis – Liceu Francês do Porto – Joaquim Luxo, Pelei Zheng, Vincent Beigbeder, Manuel Pimenta, Catarina Teixeira e Kenza Lopes– Portugal
Les Pyramides de la Connaissance – Albert Schrurs, Wendy Gaze, Anne-Sophie Richard, Amélie Ramseyer e Jessica Terrapon – Suíça.
Como o mais votado em 2015, temos o jardim “A Casa da Água” de Espanha, da autoria de Iuliana Pavalan, e Oa Bescos, que continuará em exposição na 12ª edição do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, em 2016.