¤ As candidaturas podem ser apresentadas no portal Portugal2020 em modo contínuo e visam potenciar a investigação e desenvolvimento tecnológicos.
¤ Estão disponíveis até 17,2 milhões de euros para este programa operacional.
Com o intuito de potenciar a internacionalização da inovação e desenvolvimento tecnológicos nacionais, o programa Portugal 2020 tem aberto em sistema contínuo as candidaturas aos incentivos à investigação e desenvolvimento e o apoio à investigação científica e tecnológica.
Dirigido a todas as empresas e entidades não empresariais do sistema I&I, estão disponíveis cerca de 17,2 milhões de euros para os projetos candidatos, sendo elegíveis despesas até 50% para as primeiras e 85% para as segundas entidades candidatas.
Os projetos candidatos podem estar localizados em todo o território do continente nacional, sendo a área de atuação dos mesmos enquadrados nos NUTS II.
Incrementar a capacidade concorrencial europeia das empresas e entidades de I&I portuguesas é o fator fundamental para a abertura destas candidaturas, procurando estimular a participação e cooperação portuguesas em projetos europeus de investigação e inovação, nomeadamente o Horizonte 2020. Para tal, os objetivos que se requerem aos projetos serão essencialmente de:
¤ Estimular a economia de base tecnológica através do aumento da produção científica de qualidade e com reconhecimento internacional (baseando-se na excelência, cooperação e internacionalização);
¤Levar as empresas a elevarem o seu investimento em inovação e investigação.
“As empresas portuguesas conseguem, facilmente, constituir o know-how tecnológico para competir e cooperar a nível internacional, sendo por isso fundamental a existência de ajudas como estas que procuram incentivar o próprio investimento interno do tecido empresarial na inovação e desenvolvimento tecnológicos”, comenta Ana Vitorino, Technical Manager da Lowendalmasaï em Portugal. “Para a nossa empresa e os nossos clientes este tipo de incentivo torna-se muito importante como plataforma de alavancagem para novos projetos que, de outra forma, seriam difíceis de concretizar dada a conjuntura nacional”, finaliza.
As candidaturas a esta plataforma de financiamento estão já abertas e assim permanecem ao longo de todo o ano, possibilitando uma participação mais alargada nas mesmas dentro do pacote orçamental disponível.
A consultora Lowendalmasaï gere a preparação de candidaturas a estas convocatórias ajudando as entidades beneficiárias a conseguir o financiamento. O know-how da equipa de consultores está à disposição dos clientes para que, de uma forma ágil e simples, consigam o financiamento através deste tipo de iniciativas.
Sobre a Lowendalmasaï
Constituída em 1992, a Lowendalmasaï emprega 400 profissionais em 9 países: Alemanha, Benelux, China, Espanha, Grã-Bretanha, Itália, Japão e Portugal.
Em Portugal o seu portfólio tem 60 clientes.
A Lowendalmasaï é pioneira do sector da consultoria de gestão e optimização de custos em diversas áreas: fiscalidade internacional, local, social, custos e compras estratégicas, financiamento da inovação e working capital. A consultora estabelece os seus honorários em função dos resultados mensuráveis e concretos que aportam uma melhoria clara nos processos internos e no rendimento operativo dos seus clientes.
Para mais informação:
Lowendalmasaï
Ana Vitorino
Technical Manager
avitorino@lowendalmasai.com
Newsline
Inês Fernandes
Email: ifernandes@newsline-pr.com
Telemóvel: (00351) 92 410 87 51