Fórum Ambiente, Recursos e Energia que fazia falta em Viana do Castelo com ausências de políticos e associações ambientalistas regionais

Realizou-se no passado sábado, dia 26 de março, no auditório do Pólo de Monserrate da União de Freguesias de Viana do Castelo o Fórum “Ambiente, Recursos e Energia”, uma iniciativa do MCD – Movimento de Cidadania Democrática que contou com o apoio da IRIS – Associação Nacional de Ambiente.

 w

Com casa cheia foram apresentados e debatidos temas com pertinência para a biodiversidade, o desenvolvimento sustentável, a gestão do território e a transição energética.

 w

PUB

A sessão foi desdobrada em três painéis temáticos, sendo oradores pessoas altamente qualificadas e reconhecidas no meio académico, científico e profissional. «Eu fiz 400 quilómetros a minhas expensas para dar o meu contributo e ouvir os colegas» –  declarou um dos intervenientes que não deixou e salientar e estranhar a ausência de autarcas, políticos e associações ambientalistas, lançando uma ‘alfinetada’ à pouca ou quase nula divulgação do evento por parte da comunicação social que foi convidada, ao mesmo tempo que enalteceu as colaborações do MINHO DIGITAL https://www.minhodigital.com/news/forum-ambiente-recursos-e e GAIA DIGITAL.

 w

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

No primeiro painel – Ambiente, participaram como oradores David Iguaz (Regime jurídico do arvoredo urbano) e Jorge Silva (Zona húmida da ribeira de S. Simão); no segundo painel – Energia, Clemente Pedro Nunes (O aproveito energético da biomassa: um desafio estratégico para Portugal), Eduardo Teixeira de Celorico de Bastos (O ativismo no combate à mineração do lítio) e Joaquim Delgado (Transição para um sistema energético seguro, sustentável e com benefícios para todos);no terceiro painel – Recursos, Macedo de Barros (Políticas de gestão territorial) e Paulo Pimenta de Castro (Que floresta temos, que floresta queremos).

w

PUB

[[{“fid”:”61663″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:”Fórum”,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:”Fórum”,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“1”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:”Fórum”,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:”Fórum”,”external_url”:””}},”attributes”:{“alt”:”Fórum”,”title”:”Fórum”,”class”:”media-element file-default”,”data-delta”:”1″}}]]

w

As variadas e lúcidas intervenções, foram comprovadas na sua plenitude, quer na teoria, quer na prática.

PUB

w
A defesa da água, da floresta, do lítio e da energia, foram as temáticas que mais impacto tiveram neste fórum. Foi ainda distribuído aos presentes um comunicado do presidente do conselho consultivo do MCD sobre o aeroporto do Montijo, com parecer negativo.

w

O MCD em conjunto com a IRIS, irá criar um documento conjunto das matérias abordadas e discutidas.

w

PUB

Lançou-se ainda um desafio à sociedade civil no sentido de se proceder à recolha de assinaturas para uma petição com o título “agravamento e efetivação das penas de prisão para incendiários ou o seu internamento hospitalar, caso venham a ser diagnosticados como doentes mentais”.

 w

A moderação esteve a cargo das ativistas da causa ambiental Emília Araújo (IRIS) e Paula Veiga (MCD).

w

Siga os vídeos completos do Fórum:

1ª parte: https://www.facebook.com/movimentodecidadania/videos/513813390131043

2ª parte:  https://www.facebook.com/movimentodecidadania/videos/457195366189144/

w

[[{“fid”:”61664″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:”Fórum”,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:”Fórum”,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“2”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:”Fórum”,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:”Fórum”,”external_url”:””}},”attributes”:{“alt”:”Fórum”,”title”:”Fórum”,”class”:”media-element file-default”,”data-delta”:”2″}}]]

PUB
  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
PUB

Junte-se a nós todas as semanas