Fotógrafo Joaquim Roriz doa espólio aos vianenses

Pai e filho Roriz

Joaquim Roriz, conhecido e reputado fotógrafo vianense, doou o seu espólio de dezenas de anos de trabalho a Viana do Castelo.

Mais de 10 mil fotografias perpectuam usos, costumes, tradições, habitantes e história de Viana do Castelo, que são o maior espólio da casa mais antiga de fotografia da cidade com cerca de 105 anos de actividade.

Victor, um dos filhos do patriarca Joaquim Roriz – que também seguiu a mesma profissão – admitiu ao Minho Digital que a decisão do pai na doação fundamentou-se «na necessidade de preservar um espólio muito importante da história da cidade».

“Eu – como o único elemento da família que pode dar continuidade ao negócio – e o meu pai decidimos que esta é a única forma de preservar este espólio que corria o risco de se perder. Deste modo poderá ser consultado e utilizado, sem fins lucrativos, por todos os vianenses e turistas já que a Câmara Municipal comprometeu-se em divulgar as imagens”, acrescentou Vítor Roriz.

Cerca de 50 fotografias estão expostas desde 4ªfeira no Museu do Traje no âmbito das comemorações dos 168 anos de elevação de Viana do Castelo a cidade., enquanto o restante material será alvo de tratamento adequado para poder ser consultado publicamente.

A exposição tem o título de “Foto Roriz – Evocações, Paisagens e Fotografias”.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Para a Câmara Municipal o registo de um século de reportagens sociais e históricos da cidade, entre negativos em vidro e em película, a preto e branco e a cores com milhares de imagens representa “um importantíssimo espólio documental para a história da cidade».

Na cerimónia oficial, Joaquim Roriz, hoje com 80 anos e 70 de intensa actividade no ramo, fez questão de homenagear outro fotógrafo, falecido o ano passado, e simbolicamente entregou à família ali presente um quadro com uma fotografia do malogrado empresário e «grande Amigo Iglésias», acrescentou na altura com visível emoção.

De referir que em 2012 a autarquia atribuiu à Fotografia Roriz o título de Instituição de Mérito, sendo na altura colocada uma placa honorífica no estabelecimento comercial situado na Rua Gago Coutinho, em pleno centro histórico de Viana do Castelo.

  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
jornalminhodigital@gmail.com
  Partilhar este artigo

Junte-se a nós todas as semanas