Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Frei Bento Domingues encerra o Ciclo de Estudos “Crenças religiosas e mudanças culturais”

No próximo dia 21 de junho, Frei Bento Domingues profere a conferência de encerramento do Ciclo de Estudos “Crenças religiosas e mudanças culturais”, iniciativa do Centro de Estudos Regionais, intitulada “A Religião dos Portugueses (pré e pós-conciliar)”. A sessão decorre na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, às 17.00 horas. A entrada é livre.

 

Frei Bento Domingues, natural de Travassos (Terras de Bouro), é um religioso da Ordem dos Pregadores (O.P), ou Ordem dos Dominicanos, sendo considerado, por muitos, como um dos maiores teólogos portugueses. Em 1953, Basílio de Jesus Gonçalves Domingues tomou o nome de Bento, quando entrou para a Ordem dos Pregadores (O.P). Estudou Filosofia, em Fátima, e Teologia em Salamanca, Toulouse e Roma. Depois de um período no exílio, Frei Bento Domingues regressa a Portugal, em 1965, para lecionar Teologia dos Sacramentos e Cristologia no Studium Sedes Sapientiae, (Fátima). Mais tarde, deu aulas no Instituto Superior de Estudos Teológicos (Lisboa), no Instituto de Psicologia Aplicada, no Centro de Reflexão Cristã, na Escola de Educadoras de Infância Maria Ulrich e foi diretor do Instituto de S. Tomás de Aquino. Participou, com D. Luís Pereira, bispo da Igreja Lusitana, na primeira Conferência Ecuménica em Portugal, organizada pela Cooperativa Pragma.

Na década de sessenta, fez parte da equipa de tradução portuguesa da revista internacional Concilium. A partir da década de 1980, lecionou em Angola, no Peru, Chile e Colômbia. Entre 1998 e 2001, dirigiu a organização do Curso de Ciência das Religiões, na Universidade Lusófona. Em 2004, o Presidente da República Jorge Sampaio, conferiu-lhe o grau de Grande-Oficial da Ordem da Liberdade. Dez anos depois, foi homenageado, na Fundação Calouste Gulbenkian, numa sessão intitulada “Cidadania, Cultura e Teologia na Praça Pública”. Assina regularmente uma crónica no jornal “Público” e publicou quatro livros, entre os quais, destacamos “A Religião dos Portugueses”.

PUB

 

A conferência de Frei Bento Domingues encerra o IX Ciclo de Estudos realizado pelo Centro de Estudos Regionais. No decurso do Ciclo de Estudos “Crenças religiosas e mudanças culturais”, entre janeiro e junho do corrente ano, diversos especialistas apresentaram comunicações sobre as mais diversas facetas do fenómeno religioso, a partir de uma abordagem predominantemente antropológica, sociológica e histórica. A presença dos investigadores Helena Vilaça (UP), Pedro Pereira (IPVC), Clara Saraiva (UL), Marina Pignatelli (ISCSP), Donizete Rodrigues (UBI), Paulo Mendes Pinto (ULus) e Albertino Gonçalves (UM) possibilitou o encontro com os resultados mais recentes da investigação nesta área, a partilha de conhecimento e o debate de ideias, sem propósitos confessionais, resultando em sessões muito profícuas.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?
PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas