Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Fundação Bienal de Cerveira apresenta duas candidaturas à Calouste Gulbenkian

“Recuperação, Tratamento e Organização do Acervo Documental” e “Pequenos Artistas, Grandes obras” são os nomes das candidaturas apresentadas pela Fundação Bienal de Arte de Cerveira, F. P. (FBAC) a dois concursos da Fundação Calouste Gulbenkian.

O projeto “Recuperação, Tratamento e Organização do Acervo Documental”, cujo orçamento é de 14.600€, possui como objetivo inventariar, tratar e possibilitar o acesso público ao património documental e arquivístico da FBAC, constituído por documentos textuais e iconográficos, nomeadamente, documentos administrativos, fotografias, recortes de imprensa, material de divulgação, esquiços, entre outros. Este património retrata ainda as atividades desenvolvidas pelo Museu da Bienal de Cerveira em torno das suas exposições e atividades educativas.  

Para o coordenador artístico e de produção da FBAC, Cabral Pinto, este acervo “reflete as atividades desenvolvidas ao longo de mais de 35 anos de Bienais de Arte de Cerveira, apresentando-se como um valioso património documental, cuja relevância histórica e cultural é inegável, sendo revelador do panorama artístico português das últimas quatro décadas”.

Por sua vez, a candidatura “Pequenos Artistas, Grandes obras”, com um orçamento de cerca de 11.500€, destina-se a apoiar atividades e ações inovadoras que promovam a educação, designadamente no âmbito da intervenção precoce, reabilitação e integração escolar e social de crianças e jovens com necessidades educativas especiais. O projeto pretende, assim, “estimular a capacidade criativa de alunos com necessidades especiais, através de várias disciplinas das artes e, simultaneamente, agir na formação e sensibilização da comunidade educativa”, conclui o coordenador artístico e de produção.

PUB

As duas candidaturas à Fundação Calouste Gulbenkian são, nas palavras do vice-presidente da FBAC, Nuno Correia, “um trabalho de fundraising indispensável ao desenvolvimento do nosso plano estratégico e de ação”.

As decisões de seleção das candidaturas bem como a aprovação pelo Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian serão comunicadas num prazo de três meses.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?
PUB
  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
[taxopress_termsdisplay id="1"]
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais de Cerveira
PUB

Junte-se a nós todas as semanas