Fundação Bienal de Cerveira tem novo Conselho Diretivo

Henrique Silva e Fernando Nogueira

Já foi nomeada a nova equipa de direção da Fundação Bienal de Cerveira composta por Nuno Correia, indicado pela autarquia cerveirense, e por Camilo Ramos, nomeado pelo Conselho de Fundadores. Os novos diretores assumem funções este mês de janeiro.

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira aceitou o pedido de termo de representação apresentado por Henrique Silva, até então vice-presidente e diretor artístico da Fundação Bienal de Cerveira, que evocou razões pessoais e por Correia da Silva, enquanto vogal, que apresentou a imposição do Banco de Portugal.

Com a recente aprovação de novos estatutos, o organismo passa a ter dois diretores, Nuno Correia e Camilo Ramos, que vão assumir o Conselho Diretivo da Fundação Bienal de Cerveira até ao final do presente mandato autárquico.

Desta forma, o presidente da autarquia, Fernando Nogueira, continuará a assumir o cargo de presidente do Conselho Diretivo, Nuno Correia será o vice-presidente e, por nomeação do Conselho de Fundadores, Camilo Ramos irá ocupar o cargo de vogal da direção. Como anteriormente praticado, os cargos do Conselho Diretivo da Fundação Bienal de Cerveira não serão remunerados.

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O autarca cerveirense e presidente da Fundação Bienal de Cerveira, Fernando Nogueira, sublinha o fecho de um ciclo de enorme qualidade e a abertura de uma nova etapa que acarreta inúmeros desafios: “Deixo um voto de louvor ao trabalho desempenhado por esta equipa que integrava o professor Henrique Silva ao longo destes dois anos, culminando numa XVIII Bienal de Arte que correu o mundo pela sua grandiosidade. Enalteço um grande vulto das artes, um grande homem e um grande amigo que deu tudo de si para alcançar o brilhantismo presenciado e contribuindo para um vasto legado artístico”.

Recentemente, a Câmara Municipal procedeu a uma revisão dos estatutos da Fundação Bienal de Cerveira, nomeadamente no artigo 11º, em que se altera a nomeação de um diretor executivo, passando a existir dois coordenadores, um com competências na área artística/produção e um outro na área administrativo-financeira. Estes serão nomeados pelo novo Conselho Diretivo após a entrada em funções durante o mês de janeiro. O objetivo para esta alteração prende-se com a necessidade de uma maior agilização do relacionamento entre o Município e a Fundação.

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