Gala do Galardão de Mérito Mulheres Empreendedoras Europa & África

Foi no passado dia 25 de Novembro, que a Associação Mulheres Empreendedoras Europa e África, designada por AMEEA, realizou no Hotel Palácio Estoril em Portugal, a 6ª edição da Gala da Cerimónia de Entrega do Galardão de Mérito Mulheres Empreendedoras Europa e África.

Este evento, com a assinatura da Fundadora e Presidente Isabel Manuel de Nascimento, tem o objetivo de premiar mulheres que se distinguem pelas suas inovações e ações contribuindo para o empoderamento de mais mulheres, o que significa acreditar no potencial feminino de realizar mudanças que impactam a sociedade (ver a lista de premiadas no anexo ao lado).

Com a missão de ajudar o maior número de mulheres a acreditarem e desenvolverem o seu potencial e principais valências, acreditarem nos seus sonhos e torná-los realidade, esta é uma das principais ações da AMEEA para o futuro em horizonte, criar um legado que eleve a autoconfiança e a sabedoria que desperta a essência do sentir e Ser Mulher!

A gala iniciou-se com um welcome drink, onde galardoadas, convidados e patrocinadores, tiveram a oportunidade de se reencontrar ou conhecer, trocar conversas e afetos neste início da noite do mérito feminino.

Entre os convidados a assistir à gala, Moçambique teve a honra de receber a presença do Presidente do Conselho Municipal de Quelimane, Manuel de Araújo. Também em representação da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) Moçambique, Lineu Candieiro, Presidente desta Associação, Dário Camal, Presidente do Pelouro de Cooperação Internacional e Relações Institucionais e Edelson Remane, Presidente do pelouro de Recursos Minerais da ANJE.

Seguindo para a sala do jantar, o mesmo iniciou-se ao som da música da AMEEA, um tema a estrear, composto e dirigido pela própria Presidente Isabel de Nascimento, com a colaboração de músicos profissionais. Este hino torna-se assim mais um marco desta associação, à semelhança da imagem da gala e do galardão que premeia o mérito feminino, também da mesma autoria.

A celebração da entrega de galardões teve início com um discurso da Vereadora Carla Semedo, em representação da Câmara Municipal de Cascais, concelho que acolhe o evento. Iniciou-se após esta intervenção, a entrega de galardões pelas 26 nomeadas, presentes ou representadas, sendo que em cada categoria uma Mulher Europeia e Africana.

Entre as nomeadas destacamos vindas de África, a presença das excelentíssimas, Débora Katisa Carvalho, Primeira-Dama da República de Cabo Verde, recebendo o galardão de Reconhecimento Internacional; Elsa Barber, assessora para a área Social da Vice-Presidente da República de Angola, recebendo o galardão de Solidariedade, Cooperação e Sustentabilidade; Elizabeth Ranque Frank, Comissário-Chefe da Polícia de Angola, recebendo o galardão de Carreira.

w

w

Em Portugal Maria Rosa, cabeleireira há 59 anos, recebendo o galardão Reconhecimento Nacional; Isabel Lima, fashion designer baseando as suas criações nas tradições e património de Viana do Castelo, recebendo o galardão Moda; Francisca Nazareth, futebolista revelação da Seleção Nacional, a mais jovem galardoada e na categoria Desporto. Apenas alguns exemplos entre todas as extraordinárias de mérito da Europa e África!

Na condução da gala esteve Catherine Pereira e Gabriel Niva Castro, dois profissionais da comunicação televisiva que, com as suas magníficas vozes e talento oratório, nos presentearam em dupla numa excelente apresentação ao longo da noite.

A Fundadora e Presidente da AMEEA, Isabel Denascimento, fez também um discurso emotivo e desafiador à reflexão e interesse, falando do dia internacional para a eliminação da violência contra as mulheres e terminando com um convite para apoio às mais fragilizados e com menos recursos, nomeadamente estendendo a mão amiga a mulheres em países de África.

A Adjunta da Presidente da AMEEA, Célia Losa, acrescentou o tema da violência psicológica a que mulheres são sujeitas pelos constrangimentos familiares e da sociedade, que levam a situações de profundo desânimo de vida, doença ou suicídio, mas que não sendo visível são desvalorizadas ou ignoradas. No contexto referiu o papel da AMEEA e o legado em propósito.

w

w

Proferiram também discurso, a Representante da AMEEA Francófona Sabine Scherrens e a Delegada da AMEEA Moçambique Anna Sousa.

Ao longo do programa houve ainda exibição das bailarinas Martina Maria e Carla Sofia e dois momentos musicais, Remna, nómada de paisagens sonoras, e a banda Alberto de Jesus, uma revelação da música cabo-verdiana que animou o final do evento com ritmos de dança.

No final, além de muitas fotos e reportagens por órgãos da comunicação social que se fizeram presentes, ficaram os elogios e os afetos, que deixam saudades e a vontade de mais edições. Que venha a 7ª que as Mulheres merecem Mérito!

  Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nuvem do Minho
jornalminhodigital@gmail.com
  Partilhar este artigo
📌 Mais de Viana

Amorzito - a maior comunidade de encontros, relacionamento e namoro na língua portuguesa