Sob organização do Centro de Estudos Regionais e da Casa Sarmento – Centro de Estudos do Património (Unidade Diferenciada da Universidade do Minho), no próximo dia 24 de outubro (quinta-feira) realiza-se uma sessão de apresentação do projeto de reconstituição genealógica da cidade de Viana do Castelo, trabalho que tem sido desenvolvido por um grupo de investigação do Centro de Estudos Regionais, orientado pela Dr.ª Aurora Rego, há alguns anos.
O encontro, designado “Genealogia e História de Viana do Castelo, um repositório em construção”, terá lugar no auditório do Museu de Artes Decorativas, às 17.30 horas.
Na ocasião serão apresentados os objetivos e a metodologia adotada na constituição do Repositório Genealógico de Viana do Castelo, bem como alguns resultados preliminares do trabalho de leitura e tratamento dos registos paroquiais das freguesias urbanas. Trata-se de um trabalho desenvolvido em estreita articulação entre as duas entidades organizadoras do evento, no âmbito do Repositório Genealógico Nacional, que visa aprofundar o conhecimento sobre as nossas raízes, a partir da leitura, análise e tratamento dos registos paroquiais de batizados, casamentos e óbitos. A recolha sistemática destes registos é um importante contributo para o conhecimento da evolução demográfica da cidade e de outras dimensões da sua história, como se demonstrará na conferência.
A sessão é aberta ao público.
PUB