Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Gestão na ótica da Doutrina Social da Igreja

Tendo por tema “Empresa: comunidade básica do bem-estar humano”, o Projeto Viana da ACEGE levou a efeito mais uma iniciativa, no dia 17 de maio, desta vez associada ao que o pensamento social da Igreja católica (constituída por todos os fiéis, independentemente do seu estatuto) preconiza sobre a gestão de organizações.

A sessão, que contou com a presença do Sr. Bispo de Viana do Castelo, D. João Lavrador, e a da presidente da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Viana do Castelo, Dra. Filomena Araújo, foi um misto de palestra proferida pelo Professor Doutor Álvaro Campelo (Universidade Fernando Pessoa) e de interpelação aos participantes que – sob orientação do conferencista – foram convidados a selecionar um de muitos excertos, retirados do Compêndio da Doutrina Social da Igreja, e comentá-lo. Coube ao moderador suscitar outras opiniões por entre a plateia e, quando conveniente, enquadrar a questão e até aprofundá-la.

Em jeito de comentário integrador, o Sr. Bispo sublinhou que a verdadeira comunidade básica do bem-estar humano é a família, mais que a empresa. Sendo isso completamente verdade, o promotor apresentou a empresa, ou a organização em que se trabalha, não como a comunidade, mas como uma comunidade em que mulher e homem devem integrar-se plenamente, sentir-se úteis à família e à sociedade, e realizar-se como profissionais e como pessoas. Naturalmente que a empresários e gestores cristãos cabe promover essas oportunidades, e procurar igualmente a sua felicidade pessoal por nisso se ter empenhado e por o ter conseguido.

A atividade, integrada no programa de comemorações da padroeira, foi precedida de uma refeição muito simples, mas de grande qualidade, no Refeitório Social da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, e decorreu no salão do Centro de Dia da mesma comunidade.

PUB

As próximas iniciativas do Projeto Viana da ACEGE previstas para o atual Ano Pastoral serão: 1) 14 de junho – “ESG (Environmental, Social and corporate Governance) para Pequenas e Médias Empresas – Gerir com propósito” e 2) 05 de julho – “Coisas de Gestão” – Saberei liderar a minha equipa de trabalho?, ambas nas instalações da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?
PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

press@maniadigital.pt

  Partilhar

PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas