Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Homenagem e Convívio na Preguiça em Santa Marta de Portuzelo

De 19 a 29 de Julho a Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo preparou uma série de actividades englobadas na semana cultural que anualmente leva a efeito neste período. Começou com uma homenagem a uma figura ilustre e muito estimada localmente, José da Silva Araújo, carinhosamente conhecido como ‘Zé da Mena’.

De registar que a Junta promoveu publicamente, num salão cheio, uma homenagem, ‘Prémio Vida 2018’, a um filho da terra – o que acontece anualmente -, sendo desta vez agraciado José da Silva Araújo, popularmente conhecido por ‘Zé da Mena’, tido como uma referência pela lhaneza de trato, boa disposição e generosidade.

PUB

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

PUB

A cerimónia decorreu na antiga Escola de Fonte Grossa, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, da Presidente da Assembleia de Freguesia, Alice Antunes, vários membros da Assembleia de Freguesia, familiares e amigos, que se juntaram para enaltecer e valorizar a distinção recebida. O Presidente da Junta, Paulo Maciel, justificou a entrega do prémio a José Araújo pela sua dedicação à comunidade, pelo empreendedorismo, criando valor e riqueza não só na família como na comunidade. Dedicou parte do seu tempo à Associação Cultural e Desportiva de Santa Marta de Portuzelo e foi candidato à Junta de Freguesia e membro da Assembleia. O Prémio Vida vai já na 8ª edição e é uma escolha do Executivo da Junta de Freguesia.

CONVÍVIO NA PREGUIÇA

PUB

O Parque de Merendas da Preguiça, por volta das 12:00 horas começou a acolher as primeiras de mais de 300 pessoas, com as famílias a levarem os farnéis como é tradição. Num espaço paradisíaco, junto ao Rio Lima, rio do esquecimento, os presentes só se lembram do convívio e que o dia era para descansar e saborear os mantimentos confeccionados pela Junta de Freguesia. Para ajudar à sua realização estiveram oito cozinheiras que com a experiência da Quinta do Santoinho deixaram todos os presentes bem satisfeitos.

PUB

Porém, no local, a Junta de Freguesia já havia montado as estruturas de apoio ao convívio, nomeadamente assadores para as sardinhas, fêveras, frango, não faltando o caldo verde e a tradicional sopa de vinho, popularmente conhecida como ‘sopa de burro cansado’. Não faltou, inclusive, a cargo da Comissão de Festas de Santa Marta de Portuzelo, uma roulote-bar para quem quisesse beber no final um cafezinho ou uma boa aguardente – isto quando se começavam a ouvir os primeiros acordes musicais de concertinas e acordeãos e se afinavam as gargantas para os cantares ao desafio.

O estado do tempo não ajudou muito, mas as pessoas não arredaram pé até cerca das 20 horas e muitas foram aqueles que não dispensaram assistir à Missa das 20 horas que decorreu na Igreja de Santa Marta nas comemorações eucarísticas de memória ao Padroeiro da freguesia, após o que regressaram ao local dos festejos que continuaram pelo serão. Esta iniciativa de confraternização, segundo Paulo Maciel, presidente da autarquia, «nasceu pela mão do seu antecessor Hermenegildo Costa, há 18 anos, e nunca mais parou». O preço por pessoa foi simbólico.

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas