Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Hospital da Santa Casa da Misericórdia, 270 anos ao serviço do povo barquense

Edifício Santa Casa

Foi na passada segunda-feira, dia 10 de setembro, que o Hospital da Misericórdia de Ponte da Barca, assinalou a data da sua fundação. A cerimónia foi marcada às 18h00, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Augusto Marinho, dos Vereadores do Município e do Provedor da Santa Casa da Misericórdia, Rui Folha, acompanhados por mais de uma trintena de pessoas entre funcionários, colaboradores, utentes e público em geral.

A cerimónia iniciou-se com o descerrar da placa comemorativa dos 270 anos da fundação de tão importante instituição social e mereceu as palavras do Provedor Rui Folha que afirmou que “este é um ato simbólico, mas de grande sentimento e emoção para a Misericórdia de Ponte da Barca. Num dia como hoje no ano de 1748 dava-se a fundação do Hospital de Misericórdia, neste mesmo local onde hoje estamos. Foi aqui que nasceu o primeiro hospital. Este é um momento de suma importância. O Hospital da Misericórdia tem um papel muito importante naquilo que é a ligação à vivência do povo de Ponte da Barca, desde sempre. Pretendemos hoje, com esta cerimónia, homenagear os fundadores, os beneméritos e todos aqueles que deram o seu contributo para tornar o Hospital numa realidade. Portanto, este momento simbólico – mas de grande emoção para todos nós – pretende marcar uma data de grande importância para toda a população barquense”.

Depois da sua intervenção, o Presidente da Câmara Augusto Marinho, também aproveitou o momento para endereçar palavras de apreço e de admiração pelo extraordinário  labor desempenhada pela instituição. “270 anos é uma data justa para se celebrar. Mas mais do que a data, é o que está na origem desta data. O importante é salientar o valor dos barquenses que meteram mãos à obra e construíram com audácia um equipamento que hoje temos com muito orgulho. E esses homens devem ser homenageados. Nós, na Câmara Municipal, estamos ao lado desta Mesa Administrativa para construir uma ação social cada vez mais vincada. Quero deixar uma palavra pública de reconhecimento a todos estes homens e mulheres que tornaram este projeto possível. Estas instituições só crescem com boa gestão, mas também com bons funcionários e colaboradores e é nesse sentido que deixo uma palavra a todos aqueles que trabalham nesta instituição. Um bem-haja a todos”.

PUB

O átrio da Igreja da Misericórdia, edifício de grande significado por ser ali onde foi criado o primeiro Hospital da Misericórdia, também serviu de palco para as ilustrações feitas por artistas barquenses como resultado da iniciativapintar o hospital’. Ali, na nave principal da Igreja, estavam expostos 6 trabalhos artísticos, com diferentes técnicas de pintura e que mostram as diferentes visões que os artistas participantes têm deste edifício tão emblemático da vila barquense.

Logo após o descerramento da placa, seguiu-se uma Missa Solene evocativa dos fundadores, funcionários e colaboradores. As Comemorações dos 270 anos de fundação do Hospital da Misericórdia irão continuar na próxima segunda-feira, dia 17 de setembro, com a visita a Ponte da Barca do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que irá visitar as instalações e inaugurar uma exposição que visa mostrar, através dos registos fotográficos, a quotidianidade do hospital nos seus inícios.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

PUB
PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais da Barca
PUB

Junte-se a nós todas as semanas