As empresas e profissionais do setor hoteleiro da Euroregião Galiza-Norte de Portugal, encontraram-se no passado dia 01 de Junho, no Auditório Municipal de Vila Nova de Cerveira, para debater assuntos relacionados com a sua atividade.
João Caldas (texto)
Ricardo Brigadeiro (foto)
Organizado pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal e o REURES transfronteiriço Galiza-Norte de Portugal, em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional e a Xunta de Galicia, o 2º Job Day da Euroregião Galiza-Norte de Portugal, foi direcionado para o setor hoteleiro.
Promover a mobilidade e a contratação de trabalhadores na Euroregião e possibilitar às empresas uma planificação atempada das suas necessidades de pessoal para os períodos de maior atividade turístico-hoteleira, foram dois dos principais objetivos desta ação.
A sessão de Abertura contou com a presença de Fernando Nogueira, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira; do Delegado Regional do Norte do IEP e o Presidente do CD EURUS-T GNP, César Ferreira; do Vice-Presidente da Xunta de Galicia, Alfonso Rueda; e do Presidente da CCDR-N e da Comunidade de Trabalho Galiza Norte de Portugal, Emídio Gomes.
O evento decorreu em torno de dois wokshops temáticos: “Emprego na Euroregião”, refletindo o mercado de trabalho transfronteiriço, a homologação de títulos no setor da hotelaria e os apoios à contratação; e o “Turismo e a Hotelaria na Euroregião” dando-se a conhecer e debatendo-se estratégias conjuntas de promoção, financiamento ao setor e novos negócios.