Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

I Congresso Internacional de Equinologia e Turismo Equestre no Paço de Lanheses

a0

O 1º Congresso Internacional De Equinologia e Turismo Equestre ocorreu em Viana do Castelo, de 1 a 3 de julho, no Auditório Professor Lima de Carvalho, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

A organização do I Congresso Internacional de Equinologia e Turismo Equestre resultou da constituição de uma rede internacional de cooperação científica entre a Universidade da Sorbonne Nouvelle, a Universidade de Quioto (Instituto de Pesquisa de Primatas) e o Município de Viana do Castelo, que teve início em 2014. Atualmente esta rede integra as Universidades de Coimbra e Valencia (Espanha).

PUB

Fotos: José Maria Barroso Coelho

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

PUB

O programa do Congresso foi organizado em torno de cinco eixos principais:

– Ecologia e etologia de equídeos (cavalos, burros, zebras, híbridos, cavalo Przewalski);
– Linguagem, inteligência e cognição de equídeos;
– Interações humanas e equinas;
– Equinos, turismo e desenvolvimento;
– Património equestre material e imaterial.

PUB

PUB

O último dia, 3 de julho, foi dedicado à promoção das raças autóctones nacionais, com especial destaque para o Garrano. Nesse dia ocorreu ainda uma visita orientada à Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos para observação de Garranos, assim como um Espetáculo Equestre, no Paço de Lanheses.

Neste espetáculo foi destacado, na apresentação feita, que o cavalo e todos os equídeos tiveram desde sempre um papel importante nas sociedades humanas, tendo desempenhado diversas funções, nomeadamente, servindo de arma de combate, desempenhando um papel determinante na geopolítica. Contribuiu ainda para o desenvolvimento da agricultura e dos transportes e foi objeto de arte. Com o tempo o cavalo tornou-se um companheiro de lazer, nos mais diversos desportos ou atividades equídeas.

Este Congresso foi dirigido a investigadores de várias disciplinas científicas, a profissionais do sector equestre, representantes de organizações de proteção da natureza e a várias instituições públicas e privadas.

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas