I Festival da Carne Minhota

Comunicado de Imprensa
Programa do I Festival da Carne Minhota em Ponte de Lima

Abre sexta-feira, dia 27 de novembro, às 15 horas, o I Festival da Carne Minhota, numa iniciativa do Município de Ponte de Lima, com o objetivo de promover a Carne Minhota, um produto endógeno de características únicas, proveniente da raça bovina Minhota.

O certame que vai decorrer na Expolima, entre os dias 27 e 29 de novembro, centra-se em duas áreas distintas, a parte da mostra de Bovinos de Raça Minhota, a área da exposição/venda, e a zona de restauração, com uma oferta gastronómica baseada na carne de raça Minhota, sendo o “Naco da Minhota” e a “Espetada do Brutus”, as principais sugestões.

Mais uma vez, o Município aposta num evento gastronómico, que abrange toda a restauração aderente ao projeto ‘Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta’, considerado como uma alavanca à dinamização económica do concelho e da região.

O programa desta 1ª edição do Festival da Carne Minhota conta com um conjunto de atividades, relacionadas com a temática, nomeadamente os Showcookings, promovidos pela APETECE – Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia e pela APACRA – Associação Portuguesa de Criadores de Bovinos de Raça Minhota; bem como a exibição da equipa limiana, participante no programa da RTP1 – Cook Off – Duelo de Sabores, vice-campeã nacional desta competição, que percorreu o país, promovendo a gastronomia portuguesa.

Dirigida para um público diversificado, o programa contempla ainda a realização de workshops infantis – “Mini-Chefs – Lanches infantis” e a apresentação do livro “Viagens pelas Receitas de Portugal” da autoria de José Carvalheira, estando a apresentação a cargo do Dr. José Borralho – Presidente da Direção da APETECE.

O I Festival da Carne Minhota vai ser transmitido em direto pelo programa Aqui Portugal da RTP1, no sábado entre as 14h00 e as 20h00.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Ponte de Lima é sobejamente conhecida pelas suas iguarias gastronómicas. Frequentemente é identificada como terra de sabores e de saberes, sendo reconhecida como um dos maiores pólios gastronómicos de Portugal.

Detentora de uma gastronomia rica, variada e irresistível, confecionada à base de produtos típicos da terra, aposta em mais um evento gastronómico que promove um dos principais produtos da terra: a carne Minhota. A designação oficial da raça Minhota corresponde à toponímia da região tradicional de produção, o Entre Douro e Minho, na qual se insere o seu solar – Ponte de Lima, e onde se encontra a maior parte do efetivo da raça.

Desde 14 de fevereiro de 2013, data na qual foi aprovado o Caderno de Especificações Rotulagem Facultativa CM-Carne Minhota, a carne proveniente dos animais de raça Minhota passou a ser um produto reconhecido e diferenciado no mercado, enaltecendo as potencialidades da raça Minhota, e incentivando os seus produtores a continuarem e a melhorarem o trabalho realizado.

Os produtos “CM – Carne Minhota” são provenientes do abate de animais de raça Minhota, inscritos no Livro Genealógico, nascidos dentro da região de produção e criados de acordo com as normas expressas no caderno de especificações. As características genéticas da raça aliadas ao sistema de produção e às características edafo-climáticas da região conferem propriedades organoléticas diferenciadas à carne, destacando-se a elevada tenrura e suculência, de tons rosados pálidos.

A carne de raça Minhota foi considerada em perigo de extinção por parte da União Europeia (2012), desta forma, espera-se que esta iniciativa promova a produção e salvaguarde este importante recurso endógeno. Tenta-se assim promover o consumo de uma carne de grande qualidade, certificada, e de um paladar soberbo e único.

PUB
  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
PUB

Junte-se a nós todas as semanas