Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Igreja dos Terceiros recebe “Perhaps Only as a Memory” de Frederico Dinis

013_poam_cartaz_ponte_de_lima

Doutorando em Estudos Artísticos na Universidade de Coimbra, o artista Frederico Dinis traz a Ponte de Lima um espetáculo de performance sonora. Dia 30 de março, pelas 18 horas, na igreja barroca da Ordem Terceira de S. Francisco (Museu dos Terceiros).

 

“Hoje, as memórias do tempo que deixamos de esquecer levam-nos por caminhos nunca antes percorridos.
Talvez tudo passe com o propósito de nos fazer esquecer o tempo que não nos traz memórias.
Somente no caminho do tempo, que nunca existiu, controlamos as memórias que não queremos esquecer.
Porque afinal as memórias que o tempo nos traz acontecem no caminho que queremos percorrer.”

(Diniz)

PUB

 

Talvez a persistência da memória, como ilustrava Salvador Dalí, seja o que guardamos de cada obra de arte que vimos, ouvimos, tocámos ou que nos tocou, ao longo da vida. Talvez, no comum dia-a-dia preenchido, nesta vida moderna, em que o tempo parece nunca sobrar, sejam as memórias ou “déjà-vu” ocasionais, que nos façam parar e pensar na importância das sensações e emoções.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Perhaps Only as a Memory, de Frederico Dinis, surge no seguimento do desenvolvimento do trabalho artístico do autor, que se enquadra na área da performance sonora e pretende explorar a natureza diversa do som e sua relação com o espaço, na recriação de sensações e emoções. Um trabalho na área da música eletrónica ambiental e que tem por base espaços, imagens, formas e texturas, procurando trazer ao pensamento o que é familiar, mas que também é imensamente ambíguo. Para as apresentações públicas do seu trabalho, Frederico Dinis joga com espaços diferentes, inusitados, onde o público possa usufruir de uma experiência simples, honesta e, principalmente, pessoal. Tem percorrido diversos espaços singulares, de norte a sul de Portugal, como museus e monumentos históricos, que aliam a riqueza patrimonial, a experiência estética e a memória.

Frederico Dinis, doutorando em Estudos Artísticos, membro do Grupo de Investigação “Correntes Artísticas e Movimentos Intelectuais” e do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra, reflete sobre a importância dos contextos locais (site-specific) e do sentido de lugar (sense of place), tendo como ponto de partida a interação com os espaços e a apropriação de memórias e de discursos.

PUB
PUB
  Partilhar este artigo
geral@minhodigital.pt
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais do Lima
PUB

Junte-se a nós todas as semanas