II Gala – Barca FM Rádio

Encontro solene com a sociedade civil organizada.

Decorreu, com o êxito esperado, a II Gala – Barca FM – encontro solene e solenizado, com a sociedade civil, se atendermos ao programa e aos objectivos da mesma. Na importância, em dar evidência às conquistas e ao sucesso, ao trabalho e à dedicação; das pessoas, das empresas e das instituições. Das artes e da cultura, da solidariedade! Esta é, de facto, uma nobre iniciativa, que provoca saudável interligação e partilha de valores, num oportuno panegírico, não só aos nomeados, mas também ao que representam na hodierna sociedade, em que estamos inseridos. Abarca sensibilidades, congrega, diligencia e unifica. Aproxima os seus ouvintes, todo esse público que justifica o sucesso da nossa Rádio. Bem pensada, foi também, a alternância do evento, com Arcos de Valdevez. Nada tendo a ver com uma hipotética rendição ao concelho vizinho, muito pelo contrário; há causas que não se rendem, não se dão, nem se vendem!

Nesta II Gala de homenagem e de reconhecimento foi adicionada a categoria Diáspora e muito bem. Por ser uma realidade antiga, numa continuada debandada de gente, que optou por sair, tão evidentes eram e continuam a ser, as dificuldades de se fixarem e/ou permanecer no torrão natal. Escolhas, tantas vezes forçadas, por uma maior e melhor qualidade de vida. Embaixadores das suas terras contribuíram, no tempo e na história, para um sustentado desenvolvimento local. Esta nomeação veio mostrar o vigor de representação e a vitalidade do movimento associativo e recreativo, junto das comunidades portuguesas. Evidenciou ainda, a envolvência e a promoção das nossas tradições, da nossa identidade. Através de vários meios e diferentes modelos. Numa concertada capacidade de realização, na base do voluntariado, da partilha e da amizade. Com o orgulho que caracteriza as gentes do Alto Minho. Ponte da Barca, Arcos de Valdevez, Barca FM e outras entidades locais – devem muito a toda essa gente, dispersa pelos quatro cantos do mundo, com destaque para a Europa.

Considero que estar na II Gala da Barca FM – para além de ser uma honra, continua a ser uma responsabilidade. Em sintonia com a força e a exuberância da Sociedade Civil Organizada. É reconhecer e valorizar, que somos cooperantes de um mundo melhor. Que nos deve unir e gratificar. Que nos indica caminhos novos de acção e de compromisso. Na defesa e na divulgação daquilo que somos e temos. Ter estado na II Gala Barca FM é admitir que nos afastamos. Mas é sobretudo lembrar que a distância nunca nos separou. É ditar desígnios de aproximação e de amizade. É por isso que aqui estamos, lado a lado. Na promoção das instituições e das pessoas, em atenção aos outros, de quem dependemos.

Quero expressar o meu regozijo pelo prémio atribuído à associação ARCOP na pessoa do Sr. Manuel Brito, seu actual presidente. Uma colectividade que tenho acompanhado de perto e sobre a qual recaem, o mérito da sua permanente acção em meio citadino. E a dimensão dos seus eventos, com destaque para a grande Festa e Feira anual, que envolve milhares de pessoas e considerável movimento económico. A ARCOP tornou-se numa verdadeira instituição, também para com a sociedade de acolhimento. Estão de parabéns os seus actuais dirigentes, associados de demais colaboradores. Sei que farão, uso bastante deste prémio, na prossecução do seu trabalho em prol do movimento associativo e cultural, em Nanterre – Paris.

Finalmente, uma palavra sobre o brilhante trabalho da escola #SolMinho vocacionada para a formação e aprendizagem de alguns instrumentos musicais tais, como o cavaquinho, a viola e a concertina. Para cima de 200 pessoas/alunos passaram pela instrução de acordes; alguns e são muitos tiveram conclusivo aproveitamento. Mais que uma escola, foi sempre uma família, um centro de oportunidades. No âmbito das suas atribuições surge também a componente fotografia e vídeo, reportagem e opinião. Numa salutar proclamação dos valores associados à cultura popular; à tradição, ao folclore, à música tradicional, às danças, aos usos e costumes de Portugal. Num verdadeiro louvor à nossa própria identidade! Em Bruxelas, com a comunidade portuguesa e não só. Digno e abrangente currículo de participação activa em festas e outros eventos de cariz popular.  Para não citar as noites temáticas e de promoção gastronómica. Sendo um privilégio é também muita responsabilidade, nomeadamente em relação à página de Facebook, com mais de 50.000mil aderentes e seguidores. Trabalho enorme compensado apenas pela alegria e a satisfação de cumprir uma missão, qual desígnio de divulgar o Minho, na sua diversidade social, cultural e gastronómica, mas também de afirmar Portugal no mundo. Distinta forma de evocar a nossa ligação à terra que nos pertence, que sempre nos acompanhou na rota da partida e que nos repatria em qualquer momento.

Nomeados e premiados, continuarão de mãos dadas numa mesma dinâmica e afirmação, com o mesmo sentimento e objectivos. De continuar a trabalhar pelo bem-estar das suas comunidades, da sua redondeza e proximidade. A todos os níveis, quer profissionais e/ou de negócios, quer do ponto de vista associativo/recreativo. Na digna e dignificante missão de continuar a preservar o que é nosso! Estão, por isso, todos de parabéns.

Felicitações à Barca Fm Rádio por esta singular iniciativa, que contém a força da solidariedade. Obrigado e parabéns, aos jornalistas, com nome e rosto próprio, aos locutores, à Direcção administrativa e toda a equipa, de uma Rádio composta por gente competente, para uma população que diariamente os acompanha, com interesse e vantagem. Merecedora do apoio demonstrado naqueles que se predispuseram a coadjuvar. Através dos patrocínios e outras acções; da mais simples tarefa ao mais alto cargo de responsabilidade. O vosso sucesso é também de todos nós!

Até para o ano, se Deus quiser, com renovada alegria do reencontro, da estima e da amizade.

 

Links dos vídeos:

https://youtu.be/Q1_nV5KapkY

https://youtu.be/bvefwhB7R0Q

 

  Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nuvem do Minho
aferpresswrite@gmail.com
  Partilhar este artigo
📌 Mais da Barca
Receba as últimas notícias

Assine a nossa Newsletter semanal!

Enviámos-lhe notificações dos artigos recentes