Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

III Jornadas da Juventude Transfronteiriça organizada pela Ardina

1_cartaz

A Ardina- Associação de Jovens de Cambeses aceita o desafio lançado pelo IPDJ para a realização das III Jornadas da Juventude Transfronteiriças, no âmbito do projeto de cooperação transfronteiriça. O evento tem como parceiros a ESCE- IPVC, a EPRAMI,  o Município de Monção, o Município de Valença, o Município de Tuy e o Município de  Salvaterra do Minho ; o Cineclube de Monção, a Ciranda de Santiago de Compostela, o R.Y.E.(Recherche sur le Yoga dans l’Éducation)  e o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude, entre outros.

 

Durante quatro dias, 15, 16 ,17 e 18 deste mês, serão abrangidas diversas temáticas associadas ao empreendedorismo jovem transfronteiriço. Este ano a nossa atenção é vertida para a área cultural e criativa de base empreendedora, novas tendências no  Norte de Portugal, com especial enfoque no Alto Minho e na Galiza, olhares atentos e inovadores que potenciam o nosso património imaterial através das artes e ofícios e de uma boa dose de criatividade, assim como um especial interesse na visão total do ser e nas disciplinas transversais e por vezes ditas alternativas que poderão ser pilar de estruturação futura.

 O potencial da Euro Região Galiza Norte de Portugal, será abordado tendo em vista a criação de emprego, atividade empresarial e potenciação dos canais de comunicação e do trabalho em rede, em cooperação, não descurando a base fundamental a educação.

PUB

O programa compõe-se com sessões de esclarecimento de medidas de apoio; workshops  criativos essenciais á conduta empreendedora, de criatividade aplicada á cozinha, ás artes e ofícios; tertúlias noturnas de poesia em percursos históricos simbólicos; fórum empreendedor jovem transfronteiriço com apresentação de projectos  inovadores e de boas práticas, onde se abordarão as vicissitudes que os mesmos contemplam; aulas abertas, exposições, cinema, lançamento de um livro e prática do Iôga.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Quais as possibilidades do surgimento de novos negócios raianos? Que riqueza territorial é esta e de que forma a podemos e devemos potenciar? Que redes, que tipologia de comunicação, que visões transversais  e transdisciplinares devem estar na base do desenvolvimento da Euro Região Galiza e Norte de Portugal? Que papel a cultura pode e deve assumir nesta procura de desenvolvimento territorial, quais os limites do seu campo de acção? Qual a importância da internacionalização e da mobilidade neste contexto? São inquietações que iremos debater no Fórum Empreendedor Jovem Transfronteiriço entre oradores e público jovem.

 São objectivos destas IIIJJT contribuir de forma profícua para o aumento da motivação entre as camadas jovens para valorizar o património quer material quer imaterial da Euro- região Norte de Portugal e da Galiza, no sentido de fazer perceber que temos uma vasta riqueza a explorar e que o sector cultural, que é constantemente relegado para segundo plano, pode aqui ter um desempenho precioso em co-relação com outras áreas da economia local, e ser gerador de desenvolvimento transfronteiriço.

PUB

 A sessão de abertura será dia 15 pelas 9h30m na Eprami em Monção.

 

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas