Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Implosão no PSD: Distrital de Viana sob suspeita de falsificação levantada pelo Conselho de Jurisdição Nacional que deliberou instaurar inquérito

Tempos difíceis se avizinham para a Distrital do PSD de Viana do Castelo. Em causa está a sua posição no partido após ter avocado o processo autárquico de Viana do Castelo em reunião de 22 de Maio.

 

Segundo fontes dos social-democratas a que o Minho Digital teve acesso, o Conselho de Jurisdição Concelhio recorreu da decisão da Distrital ter assumido todo o processo para a escolha dos membros das listas, alegando, entre outros pontos, que a Secção local apenas abdicaria de indicar o substituto de Eduardo Teixeira, ou seja os restantes candidatos seriam por ela escolhidos e sufragados no local próprio (Assembleia Concelhia). O mesmo recurso que seguiu para as instâncias nacionais do PSD adiantava, ainda, que o conteúdo original não corresponderia à versão documentada que a Distrital fez chegar aos órgãos nacionais como justificação estatutária para avocar todo o processo.

PUB

Agora, o Conselho de Jurisdição Nacional, além de ir levantar um inquérito às suspeitas de viciação de informação, deliberou que o processo de escolha das candidaturas (cabeça de lista à Câmara, Assembleias de Freguesias e Assembleia Municipal e primeiros nomes das respectivas equipas)  «seja levado urgentemente  à apreciação da Assembleia de Secção de Viana do Castelo e dar parecer sobre as candidaturas aos órgãos autárquicos». Ainda segundo as nossas fontes, a deliberação do órgão nacional de Jurisdição recomenda à Secção de Viana a articulação com o candidato Hermenegildo Costa, se bem que seguindo os estatutos do partido.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Na prática, os nomes convidados por Hermenegildo Costa e a Distrital para concorrerem nas listas do PSD em todo o concelho, sejam para o município ou assembleias, podem não ser os mesmos que agora eventualmente apreciados por Eduardo Teixeira e a sua equipa que, como é público, está há muito tempo em rota de colisão com Carlos Morais Vieira e a equipa a que preside. Igualmente também poderá estar novamente em causa o pretendido acordo com o CDS/PP.

Elementos do PSD contestam novamente a atuação ao longo do último ano de Carlos Morais Vieira, primeiro por alegadamente tudo ter arrastado no tempo, durante 6 meses, sem decidir a candidatura apresentada pela concelhia de Viana (Eduardo Teixeira), depois pela anulação do acordo com o CDS, e agora por esta suspeita de adulteração que foi levantada pela Jurisdição Nacional do PSD.

PUB

Entretanto, o Minho Digital apurou que já foi convocado o plenário de militantes para a próxima segunda-feira «onde será finalizada a estratégia autárquica e serão também conhecidos os restantes candidatos aos órgãos autárquicos». Ou seja, com excepção de Eduardo Teixeira, tudo regressa à estaca zero!

Atendendo à hora tardia em que recolhemos estas informações e tendo em atenção o fecho desta edição do Minho Digital, não nos foi possível obter comentários junto dos envolvidos neste imbróglio.

 

PUB
PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas