Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Iniciativa do Aquivo Municipal de Melgaço preserva a Memória

Cadernos escolares

Cadernos dos antigos alunos das escolas de Chaviães, Prado e Paderne podem ser recolhidos na autarquia.

Com o objetivo de preservar a memória que as escolas primárias encerram, a Câmara Municipal tem vindo desde 2004 a resgatar os arquivos dos estabelecimentos de ensino primário desativados. Desta iniciativa recolheram-se conjuntos documentais das escolas primárias de Vila, Chaviães, Cristóval, núcleos de Cristóval e de S. Gregório, Fiães – núcleos de Adedela e do Terreiro, Paderne – núcleos de Além, do Peso, e de Cabeceiras, Paços, Prado e os jardins de infância de Alvaredo, Chaviães e Santo Cristo.

Desta recolha resultou essencialmente um conjunto de registos diários da frequência com informações relativas às presenças, faltas e movimento dos alunos, alguns copiadores de correspondência, atas, livros de ponto, registo de visitas respeitantes ao serviço de inspeção e disciplina, bem como de orientação pedagógica e aperfeiçoamento de ensino, entre outros da Caixa Escolar nomeadamente livros de registo de sócios, atas, bem como os estatutos publicados e registos de receita e despesa.

Esta iniciativa possibilitou a recuperação de um conjunto significativo de cadernos dos antigos alunos das Escolas Primárias de Chaviães – núcleo da Portela, Prado e Paderne – núcleo do Peso.

PUB

Após a avaliação da documentação recolhida  entendemos que os cadernos dos alunos não têm valor informativo que justifique a guarda no Arquivo, todavia, consideramos que os proprietários destes documentos deveriam ter oportunidade de os reaver. Neste sentido, aqueles que estiverem interessados em recuperar os seus cadernos deverão consultar as listas de cadernos para devolução no portal do Município em www.cm-melgaco.pt e dirigir-se ao Arquivo Municipal para os reaver.

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas