Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Insolvências até julho baixam mais de 10% face a 2021 e economia da zona euro desacelera

nsolvências, As insolvências diminuíram 10,3% nos primeiros sete meses de 2022, enquanto as constituições aumentaram 16,6% face ao período homólogo de 2021. 

w

As insolvências em julho diminuíram de 326 para 272, menos 54 que no período homólogo de 2021 (-17%). O acumulado apresenta-se inferior aos dados apurados pela Iberinform nos últimos três anos, com menos 293 insolvências que em 2021, o que traduz um decréscimo de -10%. A média mensal é a mais baixa desde 2019 e situa-se em 231 ações de insolvência.

 w

PUB

[[{“fid”:”63839″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“1”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””}},”attributes”:{“class”:”media-element file-default”,”data-delta”:”1″}}]]

w

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Por tipologia, até final de julho, foram registadas 452 declarações de insolvência requeridas por terceiros, menos 76 que em 2021, o que traduz um decréscimo de -14%. Quanto às apresentações à insolvência pelas próprias empresas, a diminuição é de -19%, com menos 106 pedidos registados. Os encerramentos com plano de insolvência ascenderam a 26 ações, mas também aqui houve um decréscimo de -10% face ao ano transato. 
w
Lisboa e Porto continuam a ser os distritos que apresentam os valores de insolvência mais elevados: 689 e 592, respetivamente. Face a 2021, verifica-se um aumento de 4,9% em Lisboa e uma diminuição de 16% no Porto. 
w
Os distritos com reduções nas insolvências são: Portalegre (-43%); Viana do Castelo (-32%); Braga (-31%); Faro (-30%); Vila Real (-26%); Beja (-21%); Coimbra (-20%); Aveiro (-20%); Ponta Delgada (-16%); Madeira (-13%); Guarda (-13%); Leiria (-7,8%); Évora (-4,5%); Viseu (-3,3%) e Castelo Branco (-2,0%).
w
Com aumentos surgem os distritos de: Horta (+200%); Bragança (+27%); Setúbal (+22%); Angra do Heroísmo (+14%) e Santarém (+11%).
w
O único setor que vê aumentar as insolvências nos primeiros sete meses deste ano é o setor dos Transportes (+13%). Com variação negativa destacam-se as atividades de: Telecomunicações (-25%); Hotelaria e Restauração (-15%); Construção e Obras Públicas (-12%); Indústria Transformadora (-12%); Outros Serviços (-12%); Agricultura, Caça e Pesca (-12%); Comércio de Veículos (-11%); Comércio a Retalho (-9,3%) e Comércio por Grosso (-8,2%).

w

PUB

Menos constituições em julho, mas acumulado aumenta quase 17%

 

As constituições em julho decresceram de 3.501 em 2021 para 3.186 em 2022, menos 315. Em termos acumulados, verifica-se um acréscimo face tanto a 2020 como 2021, alcançando-se um total de 28.672 constituições (+17% que no ano transato).

w

PUB

[[{“fid”:”63840″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“2”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””}},”attributes”:{“class”:”media-element file-default”,”data-delta”:”2″}}]]

w

O distrito de Lisboa acolhe o maior número de constituições, com 9.799 novas empresas criadas (+31% que em 2021), seguido pelo distrito do Porto com 4.794 empresas (+7,2%).
w
Registam-se aumentos nas constituições também nos distritos de: Ponta Delgada (+33%); Faro (+29%); Setúbal (+26%); Madeira (+23%); Coimbra (+18%); Portalegre (+17%); Beja (+13%); Vila Real (+11%); Aveiro (+9,5%); Angra do Heroísmo (+7,6%), Santarém (+6,4%); Leiria (+3,7%); Braga (+ 2,9%) e Guarda (+1,0%).
w
Com variação negativa surgem os distritos de: Bragança (-17%); Horta (-6,9%); Viseu (-6,3%); Castelo Branco (-2,5%); Évora (-1,6%) e Viana do Castelo (-0,6%).
w
Até final de julho de 2022, os setores que apresentaram uma variação positiva na constituição de novas empresas são: Transportes (+124%); Hotelaria e Restauração (+24%), Outros Serviços (+21%;); Telecomunicações (+21%); Eletricidade, Gás, Água (+13%); Construção e Obras Públicas (+11%); Comércio de Veículo (+8,0%) e Comércio por Grosso (+6,5%).
w
Com variação negativa surgem apenas três setores: Comércio a Retalho (-19%); Agricultura, Caça e Pesca (-3,7%) e Indústria Transformadora (-0,2%).

w

PUB

Sobre a Iberinform

w

A Iberinform é a filial da Crédito y Caución que oferece soluções de gestão de clientes para as áreas financeiras, de marketing e internacional. Fornece bases de dados para a identificação de novos clientes e ferramentas que facilitam a gestão de riscos, a análise e acompanhamento de clientes ou setores. O seu serviço de informação empresarial possibilita a obtenção de relatórios de empresas em mais de 200 países ou territórios e aceder às maiores bases de dados de incumprimento bancário em Espanha, como o RAI e ASNEF Empresas

w

A economia da zona do euro desacelera 

 w

A Crédito y Caución revê em baixa as previsões de crescimento da Alemanha, Espanha e França e, em alta, as de Itália.
w 

A Crédito y Caución prevê que o PIB da zona euro cresça 2,9% em 2022 e 2,5% em 2023. Por mercados, as previsões foram revistas em baixa em 0,4 pontos percentuais na Alemanha, Espanha e França, e em alta (em 0,3 pontos) em Itália. A zona euro enfrenta uma forte divergência entre um setor industrial enfraquecido, pleno de constrangimentos ao nível da oferta, com aumentos dos custos das matérias-primas e um enfraquecimento do sentimento, e um sólido setor de serviços. A descida da procura na Europa de Leste pesa sobre as exportações da zona euro. 
w
De acordo com o mais recente relatório divulgado pela seguradora de crédito, os gastos em serviços vão crescer nos próximos meses à medida que a atividade turística e hoteleira normalize. Contudo, no setor manufatureiro os problemas acumulam-se. Começam a chegar novas encomendas e os prazos de entrega mantêm-se elevados já que os encerramentos na China estão a afetar o transporte dos principais materiais de produção. As empresas também reportam uma menor procura de bens, o que reflete a reorientação da despesa para os serviços. Esta recuperação a duas velocidades implica que as economias industriais como a alemã terão previsivelmente um rendimento inferior ao das economias mais orientadas para os serviços. O comércio não contribuirá para o crescimento da zona euro nos próximos dois anos na medida em que se prevê que a sua contribuição seja nula em 2022 e 2023.
w
A Crédito y Caución prevê que a inflação, em máximos históricos dos últimos dois anos, diminua ligeiramente no segundo semestre de 2022 até 6,5%. Para 2023, as previsões apontam para que se situe nos 1,5%, num contexto de queda dos preços da energia e dos alimentos. Esta previsão assenta no pressuposto que a guerra na Ucrânia termina em 2022 e que não haverá restrições ao petróleo ou ao gás. Num cenário de baixa, com uma guerra prolongada e o fim do fornecimento do gás russo, a taxa da inflação aproximar-se-á dos 5,8% em 2023.
w
Dado que as pressões inflacionistas dão poucos sinais de diminuir, o BCE inclina-se para uma política monetária mais restritiva. O relatório da Crédito y Caución prevê subidas das taxas de juro em setembro e, provavelmente, em dezembro. Para conter a inflação, é provável que sejam necessárias mais subidas dos juros em 2023. O BCE esforça-se por conter tanto a inflação como os receios dos mercados de títulos da dívida sobre as economias mais frágeis da zona euro. Por este motivo, anunciou que as obrigações a vencer continuarão a ser integralmente investidas, mantendo inalterada a dimensão do balanço do BCE.
w
A rápida recuperação e a evolução das receitas impulsionaram uma importante redução dos défices públicos em 2021. O défice público global da zona euro reduziu de 7,2% em 2020 para 5,2% em 2021. Prevê-se que o défice continue a diminuir nos próximos anos e que a dívida pública da zona euro que aumentou até 96% em 2021 diminua em 2022 e 2023. A expansão económica contribui positivamente para o orçamento económico através de maiores receitas. Espera-se que esta evolução positiva anule os custos adicionais das medidas destinadas a mitigar o impacto dos preços da energia e a crise humanitária da Ucrânia.

w 

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 22%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento  das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente

 w

O que é o seguro de crédito?

 w

O seguro de crédito constitui um sistema integral de gestão de crédito que protege as empresas seguradas dos incumprimentos de pagamento dos seus clientes, melhora o seu acesso ao financiamento, bem como as suas capacidades de prospeção comercial em qualquer mercado, interno e externo. Contribui decisivamente na mitigação dos riscos de crédito em processos de internacionalização. A efetividade da sua proteção baseia-se em três garantias:

w
Prevenção. Realizamos um seguimento permanente dos clientes dos nossos segurados. As nossas linhas de crédito comercial abrangidas por essa análise em todo o mundo superaram os 725.000 milhões de euros no final do último exercício.
w
Indemnização. As nossas opiniões sobre a capacidade de pagamento dos clientes encontram-se cobertas pelo seguro. No caso de não pagamento, os segurados recebem uma indemnização pelas perdas vinculadas às suas operações comerciais.
w
Cobrança. O não pagamento ativa mecanismos orientados à recuperação dos créditos não pagos em qualquer mercado do mundo, mesmo depois de paga a indemnização.

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas