Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Isabel Lima apresentou na Gala Namorar Portugal uma nova criação

No dia 14 de fevereiro, a fashion designer Isabel Lima participou e abrilhantou a passerelle da XIX Gala do Namorar Portugal, que decorreu em Gême, Vila Verde, e surpreendeu com puros elementos formais, uma nova criação, inspirada na arte e tradição local, os lenços dos namorados.

Com linhas de espaço aberto, a estilista agarrou-se a um propósito esquemático e criou um modelo de um colorido intenso.

Observado o modelo, em síntese, reencontra-se uma prática antiga, sem uma colagem às técnicas do passado e sente-se o coração a arrastar-se para as origens. A explosiva narrativa, intensa de colorido é a continuação de uma tradição e de uma imagem visual poética.

Com um objetivo estético de arte moderna a renovar-se de uma antiguidade, a designer desenvolveu um grafismo de uma prática existente de bordado, como problemática do passado presente e encontrou as mais peculiares metodologias de representação e a mais aperfeiçoada conceção original.

PUB

Considerando aspetos positivos do ponto de vista estético, a estilista denunciou inovação como fenómeno de moda com tradição e como novidade.  

O forte impacto visual proposto, exalta o sentido na vida campestre, a convivência de cariz conceptual ecológico e do gesto do adereço socializado. O objetivo do forte impacto visual que a estilista usou, numa temática centrada na ocasião do namoro, manifesta com humor popular, e uma imagem personificada de um ornamentalismo exagerado, num ávido de grandeza.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

A chamada de atenção para a matriz artística com os elementos ornamentais, identificativos da precedência e do puritanismo da efetiva situação artística dos lenços dos namorados, Isabel Lima atribuiu na conceção estética uma conotação, que pertence pelo conjunto de elementos constitutivos de ornamentação, a uma época cultural. Compreende-se a noção de espaço tempo e o entendimento estrutural das tendências, das novas metodologias, das ciências humanas e das artes nos espaços e no tempo.

A qualidade estética e progressista deu lugar a originalidade e a novidade da tradição. 

PUB

Refletir sobre a Portugalidade é sentir a história e cultivar o naturalismo.

A estilista Isabel Lima optou pelos valores poéticos de ingenuidade, exprimindo uma certa candura de visão popular portuguesa pegando na parte mais virgem, mais íntima e verdadeira, na procura do equilíbrio e de uma clara leitura visual.

A expressividade pessoal que Isabel Lima coloca na moda é o reflexo das circunstâncias de vida na produção artística com uma carreira multifacetada a olhar o futuro sem perder o passado e da sua formação académica que lhe confere competências na investigação artística, na História Social da Moda e na compreensão das raízes culturais,

PUB

Isabel Lima usa diálogos com modernidade e linhas traçadas que resultam da intensidade de exemplos das agregações geracionais que transforma em contraste de imagem. Há no seu trabalho uma simbologia associada a arte e tradição. A vida artística inovadora que passeia na sua terra natal, Viana do Castelo é a expressão dos modos tradicionais de expor um novo gosto no domínio da riqueza tradicional. Aprofundando os processos no sentido da alegria popular dá ênfase ao genuíno enriquecendo, sem o deslocar do espaço real, criando mais vivacidade e espectacular alegria com o projecto Viana está na Moda, que já vai na décima edição.

PUB
PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

geral@minhodigital.pt
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas