Isabel Lima coloca a Inovação e Talento ao Serviço da Diáspora Portuguesa

a1

Na celebração dos 150 anos do reconhecimento da Rainha Vitória da Confederação do Canadá, Isabel Lima promove a cultura do Minho na cidade de Toronto, a convite da ACMT – Associação Cultural do Minho de Toronto. Esta Associação, fundada pela comunidade de portugueses em 1977, desempenha um importante papel na divulgação da cultura minhota, da qual faz parte um grupo folclórico adulto e infantil com danças e cantares do Minho, um grupo de Zés Pereiras e uma Escola de Concertinas.

 

Nesta viagem até ao coração da comunidade portuguesa em Toronto, Isabel Lima, através dos canais de Televisão e Rádio, partilhou o “coração” com “vários corações” e dirigiu uma “mensagem de afetos” a meio milhão de portugueses, emigrantes no Canadá.

A revista “Amar”– Canadá, de costumes, tradições, eventos, migração, Portugal, sociedade, fez desta mensagem referência numa longa entrevista a Isabel Lima, assim como o jornal “Correio da Manhã” em Toronto que dedicou-lhe uma extensa reportagem.

PUB

Na sede da ACMT, Isabel Lima contou uma “história de Amor” sobre a “Rainha do Minho”, numa “exposição” que apaixonou e engrandeceu Viana do Castelo. Foi no Jantar de Gala do 40º aniversário da Associação Cultural do Minho de Toronto, que teve lugar no Pearson Convention Centre com a  apresentação do Presidente Augusto Bandeira, Michelle Gonçalves e Jenifer Bandeira, que Isabel Lima, com um gesto carinhoso e uma mensagem simples, partilhou um “Ato de Amor”, numa intervenção em forma de desfile que emocionou pela novidade de “Viana está na Moda”, deslumbrando as várias individualidades que marcaram presença nesta celebração.  Os repórteres estiveram lá para testemunharem o sucesso da “estilista vinda de Portugal”.

 

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Isabel Lima recorrendo à “história e sociologia da moda”, partindo da introspecção de como construir um projecto de felicidade, criou um produto interno com demarcação de significados culturais, posicionamento estético e tornou-se agente cultural da cidade de Viana do Castelo.

Com ingredientes de processos tradicionais, tornando-os inovadores, promove a cultura do Minho e atinge as comunidades portuguesas como “cultura de intervenção”.

PUB

 

Existem milhares de portugueses e luso-descendentes espalhados pelo mundo e a forma como se encara a diáspora portuguesa no actual mundo globalizado fez com que fosse criado o Conselho da Diáspora Portuguesa, para reforçar e aumentar a credibilidade de Portugal com “novas iniciativas”.

 

PUB

Isabel Lima de Viana do Castelo para o mundo atinge as comunidades portuguesas e valida a metodologia das artes tradicionais.

 

 A emigração provocou a existência de comunidades portuguesas fora de Portugal, pelo vínculo que sentem à sua cultura e à terra dos seus antepassados. Com uma cultura de identidade própria e uma ligação forte a Portugal existe uma cooperação entre Portugal e os países de acolhimento.

 

PUB

Desde o período da expansão imperial e colonial que Portugal é um país de emigrantes para o Brasil, no século XIX e primeira metade do século XX, bem como para outras regiões da América, Estados unidos da América e Canadá e, a partir de 1960, para os países da Europa ocidental.

 

 

 

 


PUB
  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
PUB

Junte-se a nós todas as semanas